Ibiporã– O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Ibiporã está passando por uma modernização no sistema comercial, o que tem provocado mudanças temporárias no atendimento e na emissão das faturas de água. Com isso, os consumidores vão perceber um novo layout na fatura, atraso na leitura e alteração do código PIX para a fatura emitida no mês passado.
Durante a transição de sistema, foi necessário atualizar todas as rotas de leitura dos hidrômetros. Esse processo acabou gerando atraso na leitura em algumas regiões da cidade. Como forma de garantir o correto faturamento, as contas dessas áreas estão sendo calculadas com base em 30 dias de consumo. A entrega das faturas seguirá normalmente entre os dias 10 e 31 de julho, e nenhuma multa será cobrada por conta desse atraso operacional.
A autarquia reforça que a fatura com novo visual não é golpe. A mudança no layout se deve à nova tecnologia implantada, que busca modernizar e facilitar os processos de leitura, emissão e gestão do consumo de água. Todas as informações continuam presentes no documento, incluindo código de barras, data de vencimento e formas de pagamento.
Outro ponto importante está relacionado ao pagamento via PIX. As faturas com vencimento até 30 de julho foram emitidas com uma chave PIX que foi desativada após uma atualização no sistema da Caixa Econômica Federal. Nesses casos, os moradores devem optar por pagar a conta pelo código de barras do boleto já emitido ou emitir a segunda via da fatura pelo site do SAMAE.
Canais de atendimento
Diante da alta demanda gerada por essas mudanças, o SAMAE informa que o tempo de resposta nos canais de atendimento pode estar acima do normal. A autarquia agradece a compreensão da população e reafirma seu compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade de Ibiporã.