Vendas foram melhores no Natal de 2025, mas lojistas de Londrina venderam menos no ano

Mais da metade dos lojistas de Londrina considera que as vendas do Natal de 2025 foram melhores ou iguais às do ano anterior, mas mais da metade afirma que, se comparar o ano inteiro, de janeiro a dezembro, este ano teve vendas abaixo das registradas em 2024. É o que aponta uma pesquisa encomendada pela Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) à consultoria Litz, divulgada nesta terça-feira (30).

Os questionários da pesquisa foram aplicados a uma amostra de 80 lojistas nos dias 26 e 27 de dezembro. A maioria dos entrevistados são do setor de vestuário e calçados (28,8%) e alimentação e bebidas (12,5%), entre ao menos 12 segmentos comerciais representados. Do total, 37,5% se localizam no Centro e 88,8% têm até nove colaboradores.

Aos serem questionados sobre a avaliação da projeção de resultados do Natal 2025 para suas empresas, 38,8% dos entrevistados responderam “regular”, mas, 32,5% avaliaram como “bom” e 15%, como ótimo, resultando em 47,5% de avaliações positivas. Outros 8,8% responderam “ruim” e 5%, péssimo.

Quando os mesmos entrevistados são solicitados a comparar as vendas deste ano com o do Natal do ano anterior, 28,8% afirmam que as vendas foram iguais e 26,3% dizem que foram maiores, resultando em 55,5% com vendas iguais ou maiores em 2025.

Entretanto, quando comparadas as vendas do ano todo com o mesmo período anterior, 51,3% avaliam que as vendas foram menores em 2025, enquanto 26,3% dizem que venderam mais e 22,5% viram negócios em igual patamar.

Cenário econômico

“A pesquisa demonstra que o consumidor, embora tenha ido às compras, foi cauteloso devido ao cenário econômico, com alta inadimplência, juros elevados e dificuldades para tomar crédito e honrar as dívidas. As expectativas dos comerciantes eram maiores, mas é importante termos dados concretos para fazermos uma leitura correta da realidade e compreender os desafios da economia local. Precisamos crescer e melhorar para termos resultados mais consistentes em 2026”, destaca Vera Antunes, presidente da ACIL. 

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Previamente, antes do Natal, outra pesquisa realizada pela Litz sob encomenda da ACIL apontava que 74,2% dos entrevistados esperavam um volume de vendas superior ou igual a 2024.

PlayFM - Ao vivo
PlayTV - Ao vivo

Em breve você vai acompanhar ao vivo a programação da PlayTV direto na tela do seu dispositivo.