Nos dias 20 e 21 de agosto, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ibiporã recebeu a visita técnica da equipe da Beneficência Portuguesa, dentro do projeto Boas Práticas em Cardiologia – Proadi-SUS. A iniciativa teve como objetivo fortalecer a qualidade da assistência prestada no município, com foco em protocolos de sepse, acidente vascular cerebral (AVC) e síndrome coronariana aguda.
Durante os dois dias de atividades, que aconteceram das 8h às 17h, a equipe da Beneficência Portuguesa – composta por Luciana Fernandes (especialista de processos), Julia Ataide (analista de processos), Hadrien Meira Balzan (coordenador médico) e Thais Santos Silva (especialista de projetos) – esteve ao lado dos profissionais da UPA para discussão de casos, aplicação de ferramentas de gestão e análise dos fluxos de atendimento em situações de urgência e emergência.
Pela UPA de Ibiporã, participaram da programação a Diretora Geral da Upa Kennia Cristine de Souza Silva,a diretora técnica, Dra. Teresinha, a direção geral, a coordenadora de enfermagem Letícia, a médica plantonista Suelen Formigoni, o diretor adjunto da Secretaria Municipal de Saúde, Ilto, além dos enfermeiros Mona e Lúcio, que receberam orientações específicas para o desenvolvimento de ferramentas de gestão e liderança.
De acordo com a avaliação da equipe técnica, a consultoria trouxe ganhos diretos para a segurança do paciente, maior agilidade no diagnóstico e mais efetividade no tratamento. Além disso, o encontro possibilitou a troca de experiências e o alinhamento de práticas de excelência que irão impactar diretamente a qualidade do cuidado oferecido pela rede de saúde de Ibiporã.
Sobre a importância da visita técnica para a saúde do município, o prefeito José Maria destacou: “A presença da equipe da Beneficência Portuguesa foi fundamental para reforçar nosso compromisso com a qualidade da assistência em saúde. Essa troca de conhecimentos fortalece nossa rede, garante mais segurança ao paciente e contribui para que nossos profissionais estejam cada vez mais preparados”, explicou.
Com a visita técnica e o suporte do projeto Boas Práticas em Cardiologia – Proadi-SUS, a UPA de Ibiporã reafirma seu compromisso em investir continuamente na qualificação das equipes e na adoção de protocolos que asseguram um atendimento cada vez mais humanizado, ágil e eficiente para toda a população.