Estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) podem se candidatar a uma das 801 vagas ofertadas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) por meio do Processo Seletivo de Transferência Externa. As inscrições devem ser feitas até o dia 19 de janeiro, mediante pagamento de R$ 154,00 e entrega dos documentos solicitados no edital.
As vagas são para o ano letivo de 2026, que se inicia em março, e são destinadas a estudantes que estejam frequentando ou tenham trancado a matrícula em cursos de graduação presenciais, regularmente autorizados e análogos aos oferecidos pela UEL.
São mais de 30 cursos entre os nove centros de estudo com as portas abertas para o ingresso, com a relação completa disponível no Anexo I do edital, divididos entre habilitação, turno e série (ano). O processo seletivo é conduzido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), que adotam como critério o desempenho dos interessados com base nos seus históricos escolares (média aritmética) e a prova escrita e/ou prática quando necessária.
As inscrições devem ser realizadas pelo site da Cops, com upload dos documentos necessários digitalizados, incluindo:
I. Declaração expedida pela IES de origem, com autenticação das assinaturas devidamente identificada, ou validação eletrônica, na qual ateste/conste:
a) a existência de vínculo (atestado de matrícula) com a IES de origem para o ano letivo vigente;
b) a integralização da(s) série(s) ou semestre(s) concluídos anteriores ao período/ano de ingresso pleiteado no processo de Transferência Externa;
c) que o candidato não tenha mais de 20% de reprovações ou pendências em relação à(s) série(s) ou semestre(s) concluídos na IES de origem.
II. Histórico Escolar com informações atualizadas, contendo, entre outras:
a) as disciplinas cursadas com indicação de aproveitamento, carga horária e ano de conclusão;
b) ato(s) normativo(s) de autorização ou reconhecimento do curso;
c) forma de ingresso no curso superior (Concurso Vestibular/ENEM/outros) contendo mês e ano;
d) situação do estudante em relação ao ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).
III. Declaração constando o(s) período(s) de trancamento(s) de matrícula e tempo de validade do(s) mesmo(s) na Instituição de origem, caso o candidato tenha trancado a matrícula.
Resultado em fevereiro
A relação de candidatos inscritos e aptos a participarem do Processo Seletivo será divulgada na página da Cops no dia 2 de fevereiro, às 17h. Já no dia 10 do mesmo mês, será publicado o edital de Inscrições Homologadas no endereço eletrônico, cabendo ao candidato acompanhar as demais informações.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
A lista de candidatos aprovados e classificados será divulgada no dia 3 de março, às 17h, no site da COPS, convocando-os para a realização da matrícula com base no número de vagas ofertadas. Mais informações sobre transferência externa na UEL podem ser obtidas neste link.

