Sérgio Moro critica ação de cortes de recursos em escolas especializadas na Tarobá FM com Rodrigo Marine

Após Sara Cristina Dakkache participar do Jornal da Tarobá FM, com Rodrigo Marine, para falar sobre a ADI 7796 (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no STF (Supremo Tribunal Federal) — ação que questiona leis estaduais que garantem apoio financeiro a escolas especializadas, como as APAEs e outras instituições filantrópicas do Paraná — o senador Sérgio Moro falou com exclusividade ao programa da Rádio Tarobá sobre o assunto.

Sérgio Moro afirmou que esse tema já se arrasta há algum tempo e que a discussão gira em torno da necessidade de atendimento especializado para pessoas com necessidades especiais, a fim de que elas tenham condições de prosseguir com a educação.

“Muitas vezes se faz o atendimento de pessoas com deficiências físicas em escolas regulares, e essas escolas estão adaptadas para atendê-las. Mas, em outros casos, principalmente em casos de deficiência intelectual, não vemos um preparo adequado das escolas regulares, e as pessoas acabam optando pelas escolas especializadas. No fundo, o que a gente tem que fazer é respeitar o direito de escolha delas e de suas famílias.” Disse o senador. 

O senador explicou que existem pessoas que defendem que escolas especializadas não deveriam existir, mas reforçou que muitas escolas municipais não possuem estrutura para absorver o número de alunos atendidos atualmente pelas instituições especializadas.

“O que a gente não pode fazer é resolver essa situação à fórceps, querer impor uma solução para essa questão. Isso preocupa. Inclusive, há uma discussão envolvendo uma PEC aqui no Senado, que prevê o direito à inclusão. Eu apresentei uma emenda e reuni assinaturas de 32 senadores para deixar claro que esse direito à inclusão de pessoas com deficiência pode ocorrer principalmente nas escolas regulares, mas que também fique assegurada a atuação das instituições especializadas.” Afirmou Moro. 

O senador ressaltou que a situação das escolas regulares varia de cidade para cidade, e, por isso, o direito de escolha é essencial.

“O que a gente não pode é cercear o direito das pessoas de procurar uma instituição especializada que, muitas vezes, presta um serviço inclusive ao país educacional, que o sistema de ensino público regular não consegue oferecer.” Completou o senador. 

Sérgio Moro explicou ainda que autoridades políticas têm dialogado com o ministro Dias Toffoli sobre o tema, justamente para evitar o fechamento das escolas especializadas. Segundo ele, muitas famílias com dificuldades de renda têm nessas instituições um apoio fundamental, sem precisar pagar mensalidades.

Por fim, o senador afirmou que a PEC traz a discussão para o Senado, o que ajudaria a deixar claro na Constituição o direito de escolha, evitando problemas decorrentes de ações como a ADI 7796.

Além de falar sobre o tema das APAEs, Sérgio Moro disse que não descarta a possibilidade de ser candidato ao governo do Paraná, mas que essa decisão será tomada mais adiante.

Fonte: Jornal da Tarobá FM com Rodrigo Marine

PlayFM - Ao vivo
PlayTV - Ao vivo

Em breve você vai acompanhar ao vivo a programação da PlayTV direto na tela do seu dispositivo.