A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina divulgou hoje (3) novo boletim epidemiológico sobre a dengue. Os dados apontam que, do início do ano até o momento, foram registradas 19.069 notificações relacionadas à doença, das quais 4.018 foram confirmadas e 12.689 descartadas. Outros 2.362 casos seguem em análise e a cidade registra nove mortes esse ano. O boletim também aponta oito notificações relacionadas à chikungunya, das quais uma foi confirmada (caso importado), três descartadas e quatro estão em análise.
O mapa que apresenta a incidência de casos notificados por área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) apresenta um comportamento estável na curva epidemiológica da dengue nas últimas semanas. “Neste momento estamos com diminuição no número de notificações, porém mantendo as ações de prevenção”, informou a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Fabrin.
Entre as ações, destacam-se o Dia D contra a Dengue, que nesta semana será realizado no Jardim Tókio, região oeste, na sexta (4) e no sábado (5), das 8h às 17h. “Também continuamos com o monitoramento das armadilhas ovitrampas semanalmente e as vistorias, que estão sendo realizadas nas localidades com notificação e nas localidades de maior risco de proliferação do mosquito. Temos feito, ainda, aplicação da tecnologia da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) em escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS) no final de semana”, apontou.
Fabrin alertou que, apesar da redução da circulação do mosquito no inverno, os ovos do Aedes aegypti permanecem viáveis por até um ano em locais secos, e podem eclodir com a primeira chuva. Portanto, as ações preventivas devem continuar. ”A Secretaria Municipal de Saúde manterá as ações de combate ao Aedes aegypti durante todo o período de outono e inverno, com caráter preventivo e estratégico”, afirmou.