Search

Sebastião Sarábia será homenageado em Ibiporã

Ibiporã – A Câmara Municipal de Ibiporã (PR) aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº. 019/2023-LE, de autoria do vereador Gilson Mensato (PL), que concede o título de Cidadão Honorário de Ibiporã ao Senhor Sebastião Sarábia, pelos relevantes serviços prestados ao Município.

O projeto foi sancionado e se transformou na Lei nº. 3.288, publicada no Jornal Oficial do Município de Ibiporã, Edição nº. 1.967, no último dia 9, à Página 5.

Sebastião Sarábia nasceu na cidade de Chavantes, estado de São Paulo, filho do casal Afonso Sarábia Lozano e Paula Rispal. Da união de Afonso e Paula nasceram oito filhos: Augusta, Afonso, Carmem, Sebastião, Maria, Josefa, Antônio e Francisco. Vieram para a cidade de Ibiporã chegando no dia 26 de abril do ano de 1940, onde a família Sarábia adquiriu terras na localidade do Engenho de Ferro, atuando com produção de café.

Sebastião Sarábia, um dos filhos que sempre acompanhou o pai, deu continuidade ao trabalho desenvolvido pela família, pois dedicou-se a cafeicultura e seguiu a tradição de produtor de café.

Em Ibiporã, Sebastião Sarábia mantém grande participação na comunidade católica, ajudou na construção da Igreja Matriz, do salão paroquial, das salas de catequese e também do auditório. Além disso, na época fez campanhas de soja e do café para angariar fundos para construção dessas obras aqui citada. Também ajudou na construção da igreja do jardim San Rafael. Foi um grande colaborador do Hospital Cristo Rei, pois dedicou 30 anos da sua vida como voluntário para ajudar os padres na construção e administração desse hospital. A família Sarábia também doou grande parte do terreno onde foi construído o PIME – Pontifico Instituto das Missões Exteriores.

Sebastião casou-se no dia 25 de outubro de 1954 com Anna Scanavez, natural de Nuporanga-SP, e dessa união tiveram sete filhos: Humberto Sarábia, Daniel Sarábia, Antônio Ivar Sarábia, Sebastião Sarábia Filho, José Marcos Sarábia, Ana Maria Sarábia e Paulo Sérgio Sarábia. O Senhor Sebastião tem 19 netos e 14 bisnetos.

Sebastião, com seus 92 anos de idade é um exemplo de cidadão honrado, excelente pai e filho, marido dedicado e com muitos amigos. Dedicou grande parte de sua vida em obras sociais, muitas vezes deixando suas atividades particulares para dedicar-se a esses ideais.

PlayFM - Ao vivo
PlayTV - Ao vivo

 

Acompanhe ao vivo