Saúde de Ibiporã segue com vacinação contra HPV para adolescentes de 15 a 19 anos

A Prefeitura de Ibiporã por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém, de segunda a sexta-feira, a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) para adolescentes de 15 a 19 anos, não vacinados anteriormente. A medida, que segue a orientação do Ministério da Saúde, pretende ampliar a imunização desse público, com uma nova oportunidade de proteção contra o vírus e os cânceres a ele associados.

A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção contra o câncer de colo do útero, além de outros tipos como o de ânus, de pênis, de boca, de orofaringe, além de verrugas genitais.

O imunizante é disponibilizado no Centro de Saúde e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – veja o serviço no final do texto. Para se vacinar é preciso apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS), documento original com foto e carteira de vacina. A recomendação é de que menores de idade estejam acompanhados por pais ou responsáveis legais.

No calendário nacional de rotina, o imunizante contra o HPV é disponibilizado em dose única para meninas e meninos de 9 a 14 anos. Para garantir a imunização a adolescentes que ainda não foram devidamente vacinados na idade recomendada, Ibiporã ampliou em julho, seguindo a 17ª Regional de Saúde, a aplicação das vacinas para adolescentes de 15 a 19 anos.

CÂNCER – O HPV é responsável por 99% dos casos de câncer de colo de útero, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para cada ano do triênio 2023-2025, foram estimados 17 mil casos novos no país. O vírus também pode provocar outros tipos de câncer, em homens e mulheres.

Como a principal forma de transmissão é por via sexual, a vacina contra o HPV é mais eficaz se administrada antes do início da vida sexual. A faixa etária da vacinação de rotina, por isso, é dos 9 aos 14 anos.

Desde 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) distribuiu mais de 75 milhões de doses da vacina. Em 2024, a imunização passou a ser feita em dose única.

Vacinação contra HPV
Onde e quando: Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin: 8h às 19h (não fecha para almoço). UBS Dr. Mauro Fel Figueiras (San Rafael): 8h às 18h (não fecha para almoço). UBS La Fontaine Corrêa da Costa: 8h às 17h (não fecha para almoço). UBSs Olemário Mendes Borges (Jonh Kennedy) e Prefeito Mauro José Pierro (Taquara do Reino): 8h às 15h (não fecha para almoço). UBSs Dr. Antonio Cargos Gomes (Serraia), Dr. Wilson Costas Funfas (Vila Esperança), Orlando Pelisson (Bom Pastor) e José Silva Sá (Pérola): 8h às 16h (não fecha para almoço)
O que levar: Cartão Nacional de Saúde (CNS), documento original com foto e carteira de vacina

PlayFM - Ao vivo
PlayTV - Ao vivo

Em breve você vai acompanhar ao vivo a programação da PlayTV direto na tela do seu dispositivo.