Proibição de celulares em escolas do Paraná estimula interação e novas atividades

Em um mundo altamente conectado, ver adolescentes reunidos, conversando entre si ou lendo um livro pode parecer algo distante da realidade. Mas essa cena tem se tornado comum em um colégio estadual do Paraná, e com resultados positivos.

Desde o início do ano letivo, o uso de celulares está proibido dentro das salas de aula e em outros espaços das escolas estaduais do Paraná. A medida, que no começo gerou resistência por parte dos alunos, agora começa a mostrar efeitos positivos.


No colégio, os aparelhos ficam guardados em armários individuais e só podem ser retirados no final do turno.

Para manter os estudantes engajados e entretidos, o professor Henrique Bueno Bresciani desenvolveu, junto com os alunos do ensino integral, uma disciplina eletiva de jogos de tabuleiro. A iniciativa partiu do próprio interesse dos adolescentes. Por meio dos jogos, eles desenvolvem habilidades cognitivas, fazem novas amizades e aprendem a interagir pessoalmente. “Eles desenvolvem habilidades socioemocionais, como comunicação, raciocínio lógico e criatividade”, explicou o professor.

Além dos jogos, professores de outras disciplinas também organizaram diferentes atividades para manter os estudantes envolvidos com o ambiente escolar, longe das telas e mais conectados entre si.

PlayFM - Ao vivo
PlayTV - Ao vivo

Em breve você vai acompanhar ao vivo a programação da PlayTV direto na tela do seu dispositivo.