Search

Prefeitura de Londrina amplia oferta de vagas para mamografia no Outubro Rosa

Londrina – A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia o mês de outubro com ampliação das vagas para o exame de mamografia, exame radiológico utilizado para prevenir e identificar lesões benignas e o câncer de mama. Neste mês, estão sendo ofertadas 2.512 vagas, 600 a mais, e este número pode aumentar de acordo com a procura.

A oferta integra as ações do Outubro Rosa, campanha de conscientização que visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

O Ministério da Saúde preconiza mulheres de 50 a 69 anos como público-alvo para realização anual da mamografia. Mas, a partir de 35 anos, dependendo dos fatores de risco, é possível antecipar essa avaliação. As mulheres interessadas em realizar o exame precisam procurar pela Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e, após consulta e avaliação clínica das mamas, o exame será agendado.

Durante o ano de 2023, a SMS ofertou, aproximadamente, 1.880 exames de mamografia por mês, dos quais foram executados, mensalmente, uma média de 1.680.

Outro exame muito importante para prevenção de câncer é o citopatológico de colo uterino, conhecido popularmente como exame preventivo, e que é colhido em consulta realizada na UBS. Este mês, a orientação da SMS é para que todas as unidades de saúde também ampliem a oferta desse exame, já que ele previne a ocorrência do câncer de colo de útero. A indicação é que mulheres entre 25 e 64 anos, mesmo sem sintomas, realizem esse exame anualmente.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou que, durante o Outubro Rosa, o enfoque maior se dá na prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, mas é também uma oportunidade de voltar o olhar à saúde da mulher de forma geral. “Todo o ano a SMS se organiza para intensificar as ações em prol da saúde da mulher, e esse ano não será diferente. Cada unidade se organizará, conforme seu perfil de atendimento, população e área de abrangência, para ofertar ações voltadas às mulheres”, citou.

Sobre a oferta ampliada de vagas para mamografia, Machado explicou que a procura por esse exame costuma aumentar em outubro. “Também estamos ampliando gradativamente, de acordo com a organização interna de cada unidade, as agendas de exame de preventivo de colo de útero. E vamos fazer no sábado, dia 28 de outubro, uma ação especial. Teremos uma unidade aberta em cada região da cidade, para atender com ações voltadas à saúde da mulher, isto é, agendamento de mamografia, coleta de exames de colo de útero, e várias outras ações que vão ser agregadas na programação. Importante destacar a relevância da procura da mulher por esses serviços ofertados pela Secretaria de Saúde. Durante esse mês, a gente acaba identificando vários exames alterados de mamografia e, consequentemente, fazemos os encaminhamentos ao serviço especializado. Quanto mais cedo a gente detectar esse possível câncer de mama, ou de colo de útero, maior o prognóstico de cura, a necessidade de um tratamento menos invasivo e a chance de plena recuperação”, enfatizou.

Além dos exames de mamografia e preventivo de colo de útero, a vacina contra o vírus HPV também é ofertada em todas as Unidades Básicas de Saúde para meninos e meninas com idade entre 9 e 14 anos. Essa vacina é muito importante na prevenção do câncer de colo do útero e, como faz parte do calendário de vacinação, está disponível nas UBSs o ano todo.

Dia D – No último sábado de outubro (28), será realizado o Dia D de prevenção ao câncer de mama e colo de útero. Neste dia, dez UBSs estarão abertas das 8h às 14h, realizando consultas para coleta do exame preventivo e avaliação das mamas, com encaminhamento para mamografia e outros exames de acordo com as necessidades das pacientes.

As UBSs que farão parte das atividades do Dia D estão espalhadas por todas as regiões da cidade. Na região oeste, as atividades acontecerão nas UBSs Santa Rita e Tókio; na região leste, será nas UBSs Armindo Guazzi e Marabá; na região central, abrirão as UBSs Vila Casoni e Vila Brasil; na região sul, UBSs Piza e União da Vitória; e, por fim, na região norte as ações serão nas UBSs Parigot e João Paz.

PlayFM - Ao vivo
PlayTV - Ao vivo
Contato

Fale com a gente!