A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, realizou na manhã de segunda-feira (30/6), no auditório do CTTI, o 1º Encontro Técnico do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e do Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (SUSAF). O evento reuniu autoridades, representantes de entidades e produtores para tratar de temas estratégicos que envolvem a produção de alimentos de origem animal, segurança sanitária e o fortalecimento da agroindústria familiar.
Com o objetivo de apresentar as novas diretrizes e legislações do SIM de Ibiporã, bem como as possibilidades de adesão ao SUSAF, o encontro marcou um importante passo para a valorização dos produtos locais, garantindo maior controle sanitário e oportunidades de expansão para os pequenos produtores.
Estiveram presentes no evento o prefeito José Maria Ferreira; o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Alexandre Pansardi Casagrande; o chefe do Escritório Regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Marcelo Takeo Matsubara; o gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR), Carlos Antonio Barreto; e o vereador José Aparecido de Abreu, representando o Poder Legislativo.
Também participaram o secretário de Agricultura e Abastecimento de Londrina, Gilmar Domingues Pereira; a Secretária de Agricultura,Abastecimento e Meio Ambiente de Cambé, Roberta Silveira Queiroz, representantes do Sindicato Rural Patronal de Ibiporã, do COMDRATER, do IDR-PR e produtores locais, como o casal responsável pela Queijaria Rancho Seleção, medalhista de super ouro no Concurso Mundial de Queijos 2019, realizado em Araxá (MG).
Durante a abertura do evento, o prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, reforçou o compromisso da gestão com o fortalecimento da agroindústria local e o papel do município no incentivo ao desenvolvimento rural: “Esse é um espaço de qualificação, de apoio e de fomento a quem tem iniciativa e precisa de respaldo técnico. Queremos criar oportunidades para transformar a realidade do nosso município. Estamos atentos às grandes transformações tecnológicas e ambientais que o mundo vive. E é preciso acompanhar esse movimento. Hoje não é mais possível comercializar produtos de origem animal sem inspeção e qualidade sanitária. Nosso papel é estimular a produção, mas também fiscalizar e garantir que o que é produzido em Ibiporã chegue à mesa das famílias com segurança e credibilidade. Nosso produto pode ser confiado, porque é avaliado, fiscalizado e aprovado. Agradeço à equipe da Secretaria de Agricultura e de todos os técnicos envolvidos. Também reforço a importância da parceria com o Sindicato Rural Patronal, que é um canal direto com os produtores, verdadeiros protagonistas desse processo. A administração municipal está de portas abertas para construir, em conjunto, soluções e avanços. Contem conosco!”, destacou.
O ciclo de palestras técnicas teve início com o médico veterinário Élcio Perpétuo Rossi, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, que apresentou as novas diretrizes e legislação do SIM de Ibiporã. Em seguida, o médico veterinário Marcelo Takeo Matsubara, da Adapar, abordou a importância, os requisitos e o processo de implantação do SUSAF. O encerramento contou com a participação dos representantes da Estância Baobá, Lívia Trevisan e Samuel Cambefort, que compartilharam a experiência prática da agroindústria e as vantagens da adesão ao SUSAF.
O evento foi encerrado com a entrega de certificados aos participantes. A organização reforçou que o fortalecimento das agroindústrias locais e a garantia da qualidade sanitária dos alimentos seguem como compromissos permanentes da gestão municipal.