Prefeitura de Ibiporã dá passo importante para construção da sede própria do CADEVI

Na manhã da última sexta-feira (15), o prefeito José Maria recebeu em seu gabinete a equipe responsável pela elaboração dos projetos complementares para a execução da nova sede do Centro de Apoio ao Deficiente Visual de Ibiporã (CADEVI). Estiveram presentes o secretário municipal de Planejamento, Julio Dutra, o diretor de Planejamento, Ângelo Zamarian, a diretora do CADEVI, Ellen Vanessa, e o engenheiro Guilherme Ribeiro, responsável pelos projetos. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo arquiteto e secretário de Planejamento, Julio Dutra e conta com 900 m2  .

Com a entrega dos projetos complementares, a Secretaria de Planejamento dará sequência às próximas etapas, que incluem a elaboração do orçamento detalhado e a preparação da documentação necessária para abertura do processo licitatório da obra. O projeto conta com a participação da Secretaria da Família – SEDEF, sob a coordenação do Secretário Carboni. O recurso foi viabilizado por meio do deputado estadual Evandro Araújo e contou com a intermediação do vereador Rafael Eik Ferreira, totalizando R$3,5 milhões. Essa etapa é fundamental para garantir a execução da obra de forma organizada, transparente e eficiente.

O prefeito José Maria destacou a relevância da obra para a comunidade: “O CADEVI presta um serviço fundamental em Ibiporã há muitos anos e, até hoje, não conta com sede própria, sempre dependendo da locação de imóveis. Agora, com os recursos já assegurados, a instituição poderá contar com um espaço adequado, moderno e acessível, com ambientes amplos e estrutura apropriada para o desenvolvimento de suas atividades”, ressaltou.

O que é o CADEVI? 

História e criação
O CADEVI (Centro de Atendimento ao Deficiente Visual de Ibiporã – PR) iniciou suas atividades em 1987 na Escola Estadual “Basílio de Lucca”, localizada no Conjunto Habitacional “Henrique Alves Pereira”, por meio da Resolução nº 389/87. Após breve desativação, o serviço foi retomado em 1989 pela Resolução nº 3.251/89, sendo transferido para a região central da cidade para facilitar o acesso dos alunos. Para formalizar seu funcionamento fora do estabelecimento de ensino, foi fundada em 12 de maio de 1989 a APADEVI – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais, entidade civil, filantrópica e sem fins lucrativos, que se tornou a mantenedora do CADEVI. O centro foi reconhecido oficialmente em 23 de setembro de 1992 (Resolução nº 5.058/92-SEED), atuando na área da deficiência visual conforme a Instrução nº 25/2018 – SUED/SEED.

O CADEVI/APADEVI tem como missão desenvolver políticas de atendimento especializado às pessoas cegas, com baixa visão e outros problemas visuais, garantindo autonomia, inclusão e pleno exercício da cidadania, por meio de interação social abrangente e integrada. O serviço atende crianças, adolescentes, adultos e idosos com deficiência visual, cegos ou com baixa visão, bem como suas famílias. Atualmente, o centro atende aproximadamente 80 estudantes.

Atendimentos e atividades oferecidos
O CADEVI realiza uma ampla gama de atividades especializadas, que incluem:

  • PPPO (Programa de Prevenção de Problemas Oculares): triagem de acuidade visual em alunos de 15 CMEIs e 11 escolas do ensino fundamental, com encaminhamento para óptico ou CADEVI, quando necessário. Em 2025, cerca de 5.000 crianças foram atendidas.
  • Estimulação Visual: melhora do desempenho visual em casos de baixa visão ou ambliopia funcional.
  • Educação Precoce: desenvolvimento global e autonomia de crianças com deficiência visual, orientação às famílias sobre especificidades da criança.
  • Braille e Sorobã: ensino da leitura, escrita e cálculos matemáticos adaptados para pessoas com deficiência visual, promovendo concentração, coordenação motora e abstração.
  • Orientação e Mobilidade: desenvolvimento de autonomia, locomoção, comunicação e socialização.
  • Tecnologias Assistivas: acesso a recursos tecnológicos que promovem inclusão digital e escolar.
  • PEVIs (Práticas Educativas para Vida Independente): orientação de pessoas com deficiência visual e cuidadores, promovendo cidadania e qualidade de vida.
  • Recursos Ópticos e Não-Ópticos: ensino de uso de equipamentos para potencializar visão funcional e independência.
  • Educação Física e Arte: atividades que estimulam socialização, autoestima e desenvolvimento integral.
  • Serviço Colaborativo: visitas a escolas de ensino regular, assessorando professores sobre adaptações e metodologias adequadas.
  • Atendimento Psicológico: suporte individual e em grupo para usuários e familiares, fortalecendo autoestima e bem-estar.
  • Serviço Social: garantia de acesso a direitos socioassistenciais e articulação com políticas públicas do município.

Atualmente, o CADEVI funciona em uma casa locada, oferecendo os atendimentos com a equipe multiprofissional. O centro conta com 16 funcionários, entre diretores, professores regentes, coordenadores pedagógicos, assistente social, psicóloga, professores de arte e educação física, além de secretária, atendente, merendeira e serviços gerais. O CADEVI/APADEVI atua para promover a autonomia, segurança e inclusão social de pessoas com deficiência visual, garantindo o acesso a direitos, educação inclusiva, saúde ocular, benefícios sociais e cidadania plena. O centro oferece acompanhamento familiar, articulação com serviços municipais e oportunidades de desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e físicas. Por meio do atendimento especializado e integrado, o CADEVI contribui para a superação de barreiras físicas, sociais e culturais, fortalecendo a qualidade de vida e a participação ativa na sociedade.

A construção da nova sede do CADEVI reafirma o compromisso da administração municipal em transformar Ibiporã em uma cidade cada vez mais inclusiva, acessível e justa, garantindo que todos os cidadãos tenham oportunidades iguais de desenvolvimento, qualidade de vida e participação social.

PlayFM - Ao vivo
PlayTV - Ao vivo

Em breve você vai acompanhar ao vivo a programação da PlayTV direto na tela do seu dispositivo.