A Defesa Civil de Ibiporã segue em estado de atenção devido a possíveis temporais que podem cair na cidade ainda nesta segunda-feira (22).
O temporal registrado neste domingo (21) provocou quedas de árvores e destelhamentos pontuais em alguns imóveis. Não há registro de feridos.
De acordo com a Defesa Civil, foram contabilizadas aproximadamente 10 árvores de médio porte e duas de grande porte, principalmente na região central da cidade.
Também houve registro de destelhamento parcial no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mãezinha do Céu, bem como em uma residência no Conjunto Henrique Alves Pereira (Serraia), que receberam cobertura provisória com lona.
A queda de árvores ocasionou interrupções temporárias no fornecimento de energia elétrica em parte da região central. A maior parte do serviço já foi restabelecida.
Uma das áreas afetadas foi trecho da rodovia da PR-090, entre Ibiporã e Sertanópolis. Cerca de 55 postes de energia foram danificados, de acordo com a Defesa Civil. O vento forte também atingiu silos e barracões de empresas agrícolas.
“As nossas equipes seguem mobilizadas para atender às ocorrências, prestar suporte aos moradores e auxiliar a a rápida normalização”, comentou o prefeito José Maria Ferreira.
ALERTA – O alerta de tempestade divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê temporais até as 10h de terça-feira (23). A previsão é de ventos intensos, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de granizo, alagamentos, ventos de até 100 km por hora e chuvas de até 100 milímetros por dia.
A recomendação, em caso de rajadas de vento, é que morador não se abrigue debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Se possível, o mais seguro é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Motoristas não devem estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
RECOMENDAÇÕES – Em caso de emergências com risco de vida, a orientação é ligar no 193, do Corpo de Bombeiros, ou para a Defesa Civil, pelo 199.
A população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados e acionar a Copel por meio do número 0800 51 00 116. A comunicação sobre falta de luz pode ser feita pelo telefone, pelo aplicativo para celulares, site www.copel.com e pelo número de WhatsApp (41) 3013-8973;
O município orienta que a população não realize a remoção de galhos de árvores pois há risco de eletrificação. Para retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação por meio do número telefônico (43) 3178-8454, pelo site da Prefeitura ou presencialmente na Ouvidoria Geral (Avenida dos Estudantes, 352 – Centro).
FRENTE FRIA – Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a temperatura em Ibiporã pode oscilar de 17ºC a 24ºC nesta segunda (22). Na terça (23), a cidade pode atingir mínima de 12ºC e máxima de 27ºC. A temperatura volta a subir, nesta quarta (24), chegando a 29ºC e mantendo a mínima de 12ºC.