Search

Paraná tem 31 pessoas na lista de espera por transplante de coração

No Paraná, 31 pessoas estão aguardando por um transplante de coração, o mesmo procedimento ao qual o apresentador Fausto Silva foi submetido no último domingo (27).

Faustão está internado desde o dia 5 de agosto após apresentar um grave quadro de insuficiência cardíaca. A repercussão do procedimento do apresentador fez com que mais pessoas buscassem entender sobre esse tipo de transplante.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), no Paraná há cinco equipes de transplantes de adultos e uma pediátrica, autorizadas a realizar os transplantes cardíacos no Estado.

Em 2023, até agosto foram realizados 14 transplantes de coração no Paraná, todos financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nos últimos 10 anos, foram mais de 300 cirurgias.

Tempo de espera para transplante de coração no Paraná

Faustão aguardou cerca de uma semana para conseguir o transplante de coração, desde o dia em que foi incluído na lista única de espera da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Até a publicação desta matéria, havia 386 pessoas aguardando por um transplante cardíaco em todo o Brasil.

Faustão faz transplante de coração; cirurgia foi bem-sucedida

A “rapidez” foi questionada por internautas nas redes sociais. Com a repercussão, o Ministério da Saúde publicou uma nota explicando que o recebimento dos transplantes de coração segue uma série de critérios, como tipo sanguíneo, compatibilidade de peso e altura, genética e critérios de gravidade.

Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica.

No caso do apresentador Fausto Silva, em razão de seu estado grave de saúde, ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento”.

PlayFM - Ao vivo
PlayTV - Ao vivo
Contato

Fale com a gente!