A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (8), a Operação Nota Fria, voltada ao combate da fabricação e comercialização de cédulas falsas em território nacional. Entre os alvos da ação estão os municípios Ibiporã e Londrina, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão.
Em Ibiporã a ação aconteceu no Conjunto Afonso Sarabia, zona sul da cidade.
Ao todo, quatro ordens judiciais foram executadas – além das cidades do Norte do Paraná, também ocorreram ações em Ipueiras (CE) e Brasília (DF). A Justiça Federal também determinou o sequestro de bens e valores dos investigados, com limite de até R$ 500 mil.
Parte superior do formulário
A investigação teve início após a prisão em flagrante de um suspeito que recebeu diversas notas de dinheiro falsificadas entregues pelos Correios. Com base nesse flagrante, a PF passou a rastrear o destino dos valores reais repassados nas transações bancárias ilícitas e identificou os envolvidos no esquema.
O principal investigado da operação já responde a inquéritos em outros estados, como Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, e é apontado como o principal beneficiário dos valores ganhos com a venda das notas falsas, que eram oferecidas por meio de aplicativos de mensagens.
As investigações continuam com a análise do material apreendido, que pode ajudar a esclarecer a atuação da rede criminosa.