Ibiporã realiza ações de conscientização em comemoração ao Dia Nacional do Surdo

Com apoio da Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Ibiporã (Apasi) promoveu, na manhã desta sexta-feira (26), um evento especial com atividades de integração e aprendizado em homenagem ao Dia Nacional do Surdo.

O evento, no Cine Teatro Padre José Zanelli, iniciou com uma apresentação em Libras do Hino Nacional, realizada por servidores da Administração Municipal que integram o curso intermediário da língua de sinais, seguida por uma oração, também em Libras, feita por instrutores dos cursos da Apasi.

Com uma série de atrações artísticas, a programação do Dia Nacional do Surdo contou com as seguintes apresentações: o grupo teatral Surdos, Mas Não Mudos, formado por alunos da Caesmi/Apasi interpretou a peça “Rosa Juvenil”; Paola Moia e Emanuele de Souza, da Apasi, traduziram em Libras a canção “Bençãos que não têm Fim” e coreografaram, também em Libras, a música “Mulher Samaritana”; João Vitor Nati, Hillari Vitoria Pereira de Souza e o professor Lucas Keller Botti apresentaram a peça teatral “A Prova do Ano”; servidores municipais traduziram em Libras a música “24 Horas”; o grupo Cantando com as Mãos, do Projeto LISO – Projeto Libras Socializa, apresentaram o clássico “Jesus Cristo”, composta por Roberto Carlos.

PARCERIA – Em Ibiporã, a Administração Municipal mantém com a Apasi parcerias para a realização de cursos gratuitos de Libras a servidores públicos, testes de audição para alunos da rede municipal de ensino e contratação de intérprete para atuar em reuniões escolares e em outras situações.

HISTÓRICO – O dia 26 de setembro relembra a luta das pessoas com deficiência auditiva no país, data instituída pelo Decreto de Lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. A escolha do dia é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

SINAIS – Um dos principais movimentos nacionais a favor da população surda foi o reconhecimento nacional da Libras (Língua Brasileira de Sinais), criado por meio da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e do Decreto nº 5.626/2005, que visa garantir o acesso e a permanência de pessoas surdas nos diversos espaços da sociedade, além de ampliar o trabalho para intérpretes em programações audiovisuais.

PlayFM - Ao vivo
PlayTV - Ao vivo

Em breve você vai acompanhar ao vivo a programação da PlayTV direto na tela do seu dispositivo.