A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou o agendamento de gestantes para vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), causador da bronquiolite. O agendamento pode ser feito via internet, por meio do preenchimento de um formulário. Moradoras sem acesso à internet podem realizar o agendamento pessoalmente nas UBSs ou no Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin. A previsão da SMS é de que os imunizantes sejam aplicados a partir de terça-feira (9).
A vacinação é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. Não há restrição de idade para a mãe. A recomendação é tomar dose única a cada nova gestação. A imunização oferece proteção imediata a recém-nascidos, reduzindo a necessidade de hospitalizações quando os bebês são infectados pelo VSR.
A secretária municipal de Saúde, Leiliane de Jesus, reforça a importância da imunização. “A recomendação é de que até mesmo a paciente que recorre ao sistema particular de saúde passe pela UBS e apresente os documentos, para que tenhamos as informações necessárias para acompanhar e monitorar as gestantes de Ibiporã.”
A bronquiolite é causada principalmente por infecções virais, sendo o VSR o agente infeccioso mais comum. Acomete principalmente crianças menores de 2 anos, causando dificuldade para respirar, febre e tosse.
De acordo com estudos, a vacinação materna demonstrou uma eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos bebês durante os primeiros 90 dias após o nascimento.
BRONQUIOLITE – O vírus sincicial respiratório é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e por 40% dos casos de pneumonia entre crianças com até 2 anos.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados por VSR em 2025, considerando dados até 15 de novembro. Desse total, 82,5% foi registrado em menores de 2 anos.
Como a maioria dos casos é provocado por infecção viral, não há tratamento específico para bronquiolite. O manejo é feito apenas com base no tratamento de sinais e sintomas e incluem terapia de suporte, suplementação de oxigênio, hidratação e uso de broncodilatadores, sobretudo quando há chiado evidente.
O agendamento pode ser feito a partir desta sexta-feira (5) em:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeSaxWu4b-hrK7iNKoWzoBmjoHNsT3Sh8_d3_4KNe2vMUm89w/viewform?usp=send_form

