A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue investindo em um cuidado integral e humanizado para a população. Um dos serviços oferecidos com excelência é a consulta oftalmológica gratuita, realizada no Centro de Referência em Especialidades Médicas (CREMI). De 2024 até junho de 2025, já foram 4.242 consultas oftalmológicas realizadas no município, contemplando crianças, adultos, idosos e pacientes com doenças crônicas como diabetes, público que demanda atenção especial à saúde ocular.
Entre os principais diagnósticos registrados estão miopia, presbiopia, hipermetropia, astigmatismo e catarata. A boa notícia é que não há fila de espera represada e o serviço é realizado por dois médicos oftalmologistas, de segunda a sexta-feira, e inclui exames completos como acuidade visual, fundo de olho, tonometria, auto refração automatizada, ceratometria e mapeamento de retina.
Além da avaliação clínica, o atendimento contempla prescrição de óculos, medicamentos e, quando necessário, encaminhamento para cirurgias ou tratamentos de alta complexidade. Para ter acesso ao serviço, é necessário encaminhamento via Unidade Básica de Saúde (UBS). Após o envio do encaminhamento, a Secretaria de Saúde realiza o agendamento e o paciente é comunicado via correio ou pelo Agente Comunitário de Saúde da região.
O prefeito José Maria Ferreira destacou a importância do serviço, especialmente para a qualidade de vida de crianças e idosos: “O CREMI tem um papel muito importante na nossa rede de saúde. E, dentro da área de oftalmologia, sabemos o quanto a visão faz diferença, no aprendizado das nossas crianças, na autonomia dos nossos idosos, na qualidade de vida das famílias. Quando conseguimos oferecer um atendimento rápido, com exames e consultas especializadas, estamos prevenindo problemas e garantindo mais segurança e bem-estar para todos. Nosso compromisso é cuidar de verdade de quem mais precisa”, destacou.
Em caso de dúvidas, procure a UBS mais próxima da sua residência e informe-se sobre os encaminhamentos para oftalmologia.