Trabalhos jornalísticos desenvolvidos por dois ibiporaenses, alunos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), conquistaram o Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), uma das mais consagradas premiações concernentes à produção acadêmica em Comunicação no País. Em sua 31ª edição, a premiação ocorreu em Vitória (ES), nesta quarta-feira (3), um dia após a exposição dos trabalhos.
Luiza Arlindo venceu na categoria Livro Reportagem, com a obra “Ecos da Rua”, resultado de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado no início deste ano, com orientação do professor Reinaldo Zanardi.
Atuando como repórter, Guilherme Morais foi contemplado na categoria Reportagem em Vídeo/Telejoralismo, com um material produzido no último ano da graduação, em parceria com Emilio Adriano (editor) e Izabella Abade (produtora), sob orientação dos professores Heron Heloy e Peterson Dias.
CONCORRÊNCIA – Neste ano, a Expocom (prêmio que integra a programação do Intercom, o maior Congresso de Comunicação da América Latina) contabilizou mais de 1,7 mil inscritos de todas as regiões do País. A competição foi dividida em 71 modalidades, apresentadas nos Congressos Regionais Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Do total de inscritos, apenas 322 trabalhos chegaram à etapa final, em Vitória, para serem apresentados em seis categorias: Cinema e Audiovisual; Jornalismo; Produção Transdisciplinar; Publicidade e Propaganda; Rádio, TV e Internet e Relações Públicas.
Guilherme Morais: campeão nacional da categoria JO15 REPORTAGEM EM VÍDEO/TELEJORNALISMO
Luiza Arlindo: campeã nacional da categoria JO06 LIVRO-REPORTAGEM
Para chegarem na fase nacional do Expocom (prêmio que integra a programação do Intercom, o maior Congresso de Comunicação da América Latina), ambos venceram a fase regional Sul. Com essa vitória, competiram contra os vencedores do Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste. E com o título, sagraram-se como os melhores do país nas respectivas categorias.
A fase nacional da edição de 2025 foi realizada em Vitória, no Espírito Santo, entre os dias 1° e 5 de setembro. Eles apresentaram para os avaliadores no dia 2, e premiados no dia 3.
A reportagem do Guilherme foi realizada enquanto estava no último ano da graduação. Ele atuou como repórter. Emilio Adriano foi o editor e Izabella Abade, a produtora. Os professores Heron Heloy e Peterson Dias foram os orientadores.
Já o trabalho da Luiza é o próprio TCC dela, apresentado em fevereiro de 2025 e intitulado “Ecos da rua”. O professor Reinaldo Zanardi foi o orientador.
O prefeito José Maria Ferreira destacou: “É uma alegria imensa para todos nós ver dois jovens ibiporaenses conquistando espaço e reconhecimento nacional na área da comunicação. A Luiza e o Guilherme são exemplo de dedicação, talento e perseverança. Eles mostram que quando a educação se alia ao esforço pessoal, os frutos aparecem e se transformam em conquistas que orgulham não apenas suas famílias, mas toda a nossa cidade. Ibiporã celebra com muito orgulho essa vitória e deseja que ela seja apenas o começo de muitas outras que virão.”
A Prefeitura de Ibiporã presta esta menção honrosa a Luiza e Guilherme, exemplo de dedicação, criatividade e compromisso com a Comunicação, e que agora inspiram toda uma geração de estudantes e profissionais.