Ibiporã anuncia programação da 19ª Primavera dos Museus; evento começa nesta segunda-feira

A Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT) de Ibiporã, por meio da Divisão de Museus, anunciou, nesta segunda-feira (17), a programação da 19ª edição da Primavera dos Museus, com atividades artísticas e educativas de segunda (22) a sexta-feira (26), no Museu do Café e na Casa de Artes. As atrações têm entrada gratuita.

Realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Primavera dos Museus é um evento nacional que promove ações educativas e culturais em museus e outras entidades voltadas à preservação da memória.

Confira abaixo a programação:

VISITAÇÃO ABERTA AO MUSEU DO CAFÉ
Visitação autoguiada ao Museu do Café para grupos e visitas individuais. O museu funciona na antiga Estação Ferroviária, que é o marco inicial da cidade, em 1936. O visitante percorre as exposições permanentes “Café: Nossa História” (o período cafeeiro como motor do desenvolvimento local até a década de 1970) e da construção da Ferrovia São Paulo-Paraná, que viabilizou a vinda de colonos e imigrantes de vários países para a nossa região. Ao lado, ficam as três casas históricas dos ferroviários, onde atualmente ocorrem aulas dos projetos Orquestra de Cordas e Banda de Música, oferecidos pela SMCT. À noite, das 19h às 21h, haverá atividades culturais na plataforma e na sala de vídeo. 

ONDE: Museu do Café (Av. Pref. Mário de Menezes, 1.113 – Centro). QUANDO: 22 a 26/9: 8h30 às 12h e 13h às 17h. 22 a 25/9: 19 às 21h

***

OFICINA DE ARTES
Oficina aberta à comunidade e alunos dos cursos de Artes Visuais da SMCT (responsável: profª Pillar Santana). 

ONDE: Museu do Café (Av. Prefeito Mário de Menezes, 1.113 – Centro). QUANDO: 22 a 26/9: 14h às 17h

***

CHAPLIN: SESSÃO DE CINEMA E RODA DE CONVERSA
Será exibido um filme de Charles Chaplin, seguido de roda de conversa – atividade aberta a toda a comunidade e com classificação livre. Participarão alunos do Curso de Teatro da SMCT. A proposta é discutir sobre a atuação em cinema mudo e como influencia as apresentações de clown para o palco e o picadeiro (responsável: prof. Vradson Castro).

ONDE: Museu do Café (Av. Prefeito Mário de Menezes, 1.113). QUANDO: 22/9, às 19h

***

VISITA GUIADA À CASA DE ARTES E IGREJA MATRIZ 
Visita educativa à Casa de Artes e Igreja Matriz de Ibiporã com três turmas do 2º ano da Escola Municipal Pedro Tkotz, de Cambé.

ONDE: Casa de Artes e Ofícios Paulo VI – Rua Primeiro de Maio 224, ao lado da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. QUANDO: 24/9, das 8h30 às 10h30

***

TOUR COM ALUNOS PELO CIRCUITO CULTURAL

Tour pelo Circuito Cultural de Ibiporã com alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza – Jataizinho (PR). Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, Esculturas ao Ar Livre ao redor do Complexo Cultural, Cine Teatro Padre José Zanelli, Igreja Matriz e Museu do Café.

Local de saída: Casa de Artes e Ofícios Paulo VI – Rua Primeiro de Maio, 224. Quando: 24/9, das 13h às 15h30

***

BANDA DE METAIS DA ESTAÇÃO E CORAIS DA SMCT

Apresentações do coral infanto-juvenil Clarear (prof. Domingos Santos), do coral adulto Em Canto (prof. Domingos Santos) e da Banda Metais da Estação (prof. Jonas Aguiar).

QUANDO: Museu do Café (Av. Prefeito Mário de Menezes, 1113). Quando: 24/9, às 19h30

***

“LITERATURA VIVA”: BATE-PAPO SOBRE OBRAS LITERÁRIAS

Noite de bate-papo no museu do projeto de extensão da UEL “Literatura Viva”, desenvolvido pelo Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL. O podcast “Literatura Viva – Palavras para sentir e se conectar” é transmitido pela Rádio UEL FM com reflexões sobre obras literárias das mais diferentes nacionalidades e épocas – ouça online os programas. O objetivo é inspirar o público para bons momentos de leitura. 

ONDE: Museu do Café (Av. Prefeito Mário de Menezes, 1113). QUANDO: 25/9, das 19h30 às 21h

***

ESPETÁCULO TEATRAL “POEIRA DAS ESTRELAS”
Em homenagem ao artista de Ibiporã, Henrique de Aragão (1931-2015), o espetáculo será reapresentado no teatro Eutália Aragão, localizado nos fundos da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI. O artista viveu e produziu em Ibiporã por 50 anos. A peça, dirigida por Vradson Castro, foi idealizada pelo próprio Aragão e tem duração de 40 minutos. A montagem faz referência à escultura pública de Henrique “Velas ao Vento”. O texto foi concebido para ser apresentado na entrega da obra, na Praça Pio XII. “Poeira das Estrelas” é um espetáculo sensível, humano e ao mesmo tempo dramático, no qual a mente humana busca respostas sobre o porquê da existência na Terra e para várias outras perguntas, como a relação com Deus, com o desconhecido e o mistério da vida.

ONDE: Casa de Artes e Ofícios Paulo VI (Rua Primeiro de Maio 224, ao lado da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo). QUANDO: 26/9, das 19h30 às 21h

PlayFM - Ao vivo
PlayTV - Ao vivo

Em breve você vai acompanhar ao vivo a programação da PlayTV direto na tela do seu dispositivo.