Ibiporã amplia ações do Meio Ambiente e dobra quantidade de animais castrados em 2025

Ampliando o controle populacional e fortalecendo as políticas públicas de bem-estar animal, a Prefeitura de Ibiporã duplicou, em 2025, o número de castrações de cães e gatos realizadas gratuitamente pela Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em comparação a 2024.

Ao todo foram realizados 457 procedimentos no ano passado. A maior parte das castrações foi realizada em cadelas (41%) e gatas (40%), seguida por cachorros (10%) e gatos (8,5%).

As castrações, segundo o prefeito José Maria Ferreira, são realizadas com segurança e auxiliam na prevenção de doenças. “A castração é um ato de amor: reduz riscos de tumores, melhora a qualidade de vida e possibilita uma trajetória mais longa aos pets”, observa.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a previsão é ultrapassar a marca de mil castrações neste ano. A pasta prevê cerca de 900 castrações realizadas com recursos próprios, além de quase 300 procedimentos promovidos por meio de parceria do Governo do Estado, através do programa CastraPet – todas as informações sobre essa ação serão divulgadas futuramente nos canais oficiais da Prefeitura.

HISTÓRICO – As castrações de pets são realizadas pelo município desde 2015, por meio do programa Permanente de Controle Populacional de Animais Abandonados. As ações são direcionadas, também, aos pets que foram adotados e aos pets cujos tutores estejam em situação de vulnerabilidade econômica, por receberem benefícios do programa Bolsa Família ou serem acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ou Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (PAEFI). 

Todas as castrações são realizadas com recursos municipais. Além do processo cirúrgico, o programa inclui também medicamentos, carrapaticida, exames clínicos e o pós-operatório. Após ser castrado, o animal deve voltar a clínica para avaliação e retirada dos pontos, em até 14 dias.

COMO FAZER – O pedido de castração pode ser feito presencialmente na Coordenação Administrativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Rua 19 de Dezembro, 59 – Jardim Beltrão), das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou no Serviço de Inspeção Municipal, na sala 6 do Terminal Rodoviário. É preciso apresentar um documento original com foto, o resumo do Cadastro Único ou comprovar a adoção do pet. As guias para a castração costumam ser liberadas, em média, 30 dias após a solicitação.

TIGELA CHEIA – A Administração Municipal também oferece doação de ração para tutores independentes que acolheram no mínimo 15 animais. A comprovação é feita por meio de uma visita técnica de servidores municipais ao local.

PlayFM - Ao vivo
PlayTV - Ao vivo

Em breve você vai acompanhar ao vivo a programação da PlayTV direto na tela do seu dispositivo.