Search

Hemocentro de Londrina amplia parceria e precisa de mais sangue

Londrina – Desde o dia 15 deste mês, o Hemocentro Regional de Londrina, do HU da UEL, fornece sangue e seus hemocomponentes para os pacientes SUS do Hospital de Londrina. Os hemocomponentes são: glóbulos vermelhos, plasma, plaqueta e crioprecipitado, o que na prática quer dizer que uma doação de sangue
pode salvar até quatro vidas.

A estimativa é de fornecimento de mais 250 a 500 hemocomponentes por mês, o que vai exigir o aumento da coleta de sangue em mais de 250 bolsas mensais. Com isso, o Hemocentro do HU-UEL passa a atender 23 hospitais da 17ª.

Regional de Saúde do Paraná. Só em Londrina são atendidos o próprio HU, Instituto do Câncer de Londrina, Hospital da Zona Norte, Hospital da Zona Sul, Maternidade Municipal e, agora, o Hospital Evangélico.

No Paraná, segundo o coordenador do Hemocentro do HU da UEL, Fausto Trigo, além de Londrina mais três Hemocentros integram a Rede Hemepar, os de Guarapuava, Cascavel e Maringá, além do Hemocentro coordenador de Curitiba.

A Rede Hemepar é subordinada à Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

A doação recebida no Hemocentro do HU atende exclusivamente ao Sistema Único de Saúde (SUS), em que o paciente não paga nada pelo benefício, mesmo com doenças da coagulação e da hemoglobina e doenças congênitas (hereditárias).

“Os hemocentros são locais de doação de sangue para atendimento de pacientes do SUS, e têm toda a estrutura física, de laboratórios e de profissionais qualificados para oferecer um atendimento seguro”, ressalta Trigo. “O que precisamos agora é a população responder a mais essa demanda e colaborar com
doação de sangue”, conclama.

O Hemocentro Regional fica em prédio anexo ao HU, na Rua Cláudio Donizete Cavalieri, 156. Funciona de segunda a sexta das 8h às 18h30 e aos sábados das 8h às 17h30 (Para doar no sábado, é necessário realizar agendamento no site www.saude.pr.gov.br/doacao, não é preciso agendar para doar durante a semana). Mais informações pelo whats 43 9 9115-3927, ou telefones 43 3371-2218 / 3371-2356.

PlayFM - Ao vivo
PlayTV - Ao vivo
Contato

Fale com a gente!