Os governadores de nove estados, representantes da direita e centro-direita, se reuniram nesta quinta-feira (7), em Brasília, para discutir os impactos do tarifaço dos Estados Unidos. Os chefes dos executivos estaduais reforçaram a necessidade do Governo Federal apresentar o pacote com as medidas para mitigar a taxação imposta pelo governo de Trump.
“A gente vai cobrar energia do Governo Federal nas negociações, que essas negociações sejam efetivas, que tenham datas, que tenham prazos, que tenham ações concretas no US Trade Representative, no Departamento de Comércio, no Departamento de Estado. Então é fundamental o engajamento do Governo Federal nessa questão da negociação das tarifas, é fundamental isso nesse restabelecimento da boa relação com os Estados Unidos”, comentou Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo.
Além disso, os governadores também discutiram a possibilidade de se reunir com líderes de partidos e de bancadas para reforçar o apoio ao papel do Congresso Nacional na aprovação de projetos importantes para o país
“Eu acho que essa reunião de hoje, ela deu aqui algumas sinalizações, foram bem claras. Entre elas, que o Congresso também assumisse uma posição de mais independência, de mais coragem para poder decidir. Não é possível um Congresso daquele, eu vivi naquela casa 24 anos. Eu nunca vi um Congresso tão acovardado quanto você vê neste momento. Quem pauta é a maioria. Você tem maioria para pautar, que paute, que vote. Este é o sistema democrático, este é o sistema que vivemos nele. Não cabe alguém querer refutar a vontade da maioria”, ressaltou Ronaldo Caiado, governador de Goiás.
Os governadores também colocaram em pauta o texto que trata sobre a anistia, porém, nem todos os participantes declararam apoio a proposta.
Governadores da oposição em Brasília
O tarifaço dos Estados Unidos, que prevê a taxação de 50% sobre os produtos importados do Brasil, entrou em vigor na última quarta-feira (6). Já nesta quinta (7), governadores de nove estados, que representam a oposição ao governo Lula, se encontraram em Brasília. Veja os participantes:
- Ratinho Junior – Paraná
- Tarcísio de Freitas – São Paulo
- Cláudio Castro – Rio de Janeiro
- Ibaneis Rocha – Distrito Federal
- Romeu Zema – Minas Gerais
- Mauro Mendes – Mato Grosso
- Jorginho Mello – Santa Catarina
- Ronaldo Caiado – Goiás
- Wilson Lima – Amazonas