O Governo do Paraná entregou nesta quinta-feira (4) a revitalização do viveiro florestal do Instituto Água e Terra (IAT) em Ibiporã, no Parque Estadual de Ibiporã, no Norte do Paraná. O espaço passou por reformas e agora terá capacidade para produzir cerca de 200 mil mudas nativas por ano para restauração ambiental. O investimento foi de R$ 1,1 milhão. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
O pacote da reestruturação incluiu estufas novas, irrigação automatizada, bancadas elevadas, área de rustificação, barracão de trabalho, casa de viveirista e um espaço para atividades administrativas e educação ambiental.
“Essa é uma linha de atuação do programa Paraná Mais Verde, o primeiro viveiro dos 19 que vamos revitalizar nos próximos anos, com tecnologia como irrigação automatizada”, explicou o gerente de Restauração Ambiental do IAT, Mauro Scharnik.
Durante a cerimônia também foi assinado um Protocolo de Intenções entre o IAT e o município de Ibiporã, para promover a conservação e a recuperação da biodiversidade, restaurando Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reservas Legais e Áreas Degradadas, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.
“Com esse viveiro renovado, vamos poder atender toda a região de Londrina, beneficiando 26 municípios com mudas nativas para restauração ambiental, com capacidade de produção de 200 mil mudas ao ano”, reforçou o gerente.
Outras notícias
O Paraná Mais Verde incentiva o plantio de espécies nativas como forma de aliar desenvolvimento ambiental, econômico e social, estimulando a população a plantar árvores em áreas urbanas e rurais, colaborando com o equilíbrio climático.
Os viveiros do IAT estão localizados em São José dos Pinhais, Engenheiro Beltrão, Salgado Filho, Cascavel, Cornélio Procópio, Guarapuava, Fernandes Pinheiro, Ivaiporã, Jacarezinho, Morretes, Ibiporã, Mandaguari, Pato Branco, Tibagi, Pitanga, Paranavaí, Toledo, Umuarama e Paulo Frontin. Já os laboratórios de sementes ficam em São José dos Pinhais e Engenheiro Beltrão.