Intensificando as ações de combate à depressão na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEM), reuniu, na sexta-feira (5), diretoras e coordenadoras de escolas e CMEIs para dialogar sobre a valorização da vida – tema da campanha Setembro Amarelo, que estimula a prevenção ao suicídio.
A ação reuniu integrantes da equipe do Centro de Referência à Inclusão de Alunos da Rede (CRIAR) e do Programa Educacional de Fortalecimento à Inclusão com Cooperação e Amor (FICA).
Intitulada “Setembro Amarelo na Escola: Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio”, a iniciativa, no auditório da sede da SEM, contou com a palestra da psicóloga Ingrid Ausec.
Diante das educadoras, a psicóloga abordou a importância de saber identificar e auxiliar alunos e alunas com sinais de sofrimento emocional, promovendo práticas pedagógicas que estimulem o diálogo e empatia, além de criar espaços de escuta e acolhimento no ambiente escolar.
Para o prefeito José Maria Ferreira, iniciativas como essa fortalecem a rede de proteção das crianças e adolescentes. “A escola tem um papel fundamental não apenas na formação acadêmica, mas também no cuidado com a vida. Quando nossas educadoras são capacitadas para identificar sinais de sofrimento e oferecer apoio, estamos garantindo um futuro mais humano e solidário para nossos alunos e suas famílias”, obervou o chefe do Executivo.
PROTEÇÃO – De acordo com a assistente social Susana Kobayasi, a escola é um espaço estratégico de convivência, acolhimento e proteção. Dessa forma, “nenhum sinal de sofrimento deve ser negligenciado”.
AÇÕES – A campanha do Setembro Amarelo prevê uma série de atividades envolvendo professores, estudantes e famílias, como a construção de murais de valorização da vida, dinâmicas em sala de aula, rodas de conversa e informativos destinados às famílias.
A SEM tem reforçado a divulgação dos serviços de apoio disponíveis, como CAPSi, CRAS, Conselho Tutelar e CVV (188), e a definição de fluxos de encaminhamento dentro das escolas.