É ouro! Atleta de Ibiporã conquista bicampeonato na Maratona de Londrina e equipe local se destaca na prova

O último domingo (29) foi de superação e conquista para os atletas de Ibiporã que participaram da Maratona de Londrina 2025. A competição, que teve largada no Shopping Catuaí e um percurso desafiador de 42,195 km, cruzando as ruas da cidade e um trecho da PR-445, contou com a presença marcante de corredores ibiporaenses, entre eles, a campeã da maratona feminina, Renata, que levou o ouro pelo segundo ano consecutivo.

Bicampeã da prova, Renata celebrou a vitória emocionada. “Primeiramente agradeço a Deus por toda a força e coragem que ele me dá, à minha família e ao meu treinador Orlando, que sempre me apoia. Também agradeço ao município de Ibiporã e à Secretaria de Esportes, que me apoia por meio do Bolsa Atleta e nas ajudas de custo para as competições”, afirmou. Para ela, a conquista tem um significado especial: “Deus sempre tem um propósito nas nossas vidas, e hoje, ter essa consagração de mais uma vitória mostra que a fé move tudo, quando você acredita e crê.” A atleta destacou ainda a dificuldade do trajeto, o que tornou a vitória ainda mais expressiva. Renata também foi campeã da mesma prova em 2024. A atleta também se prepara para novos desafios: no próximo dia 27 de julho, ela participará da São Paulo City Marathon 2025, data que também marca o seu aniversário. Em 2024, Renata já havia vencido essa mesma prova em São Paulo, consolidando-se como um dos grandes nomes do atletismo feminino paranaense.

Além disso, Renata e Sirlei Batista do Amaral também representarão Ibiporã em outra importante competição: o Troféu Brasil, que acontecerá no Centro Olímpico de São Paulo. As atletas disputarão a prova dos 10 mil metros no dia 31 de julho e os 5 mil metros no dia 2 de agosto, reforçando a presença de Ibiporã entre as grandes potências do atletismo nacional.

Outros atletas de Ibiporã também representaram o município nas diferentes distâncias da competição, que incluiu provas de 42km (maratona), 21km (meia maratona), 10km e 5km. Na meia maratona, o atleta Damião Ancelmo Souza teve excelente desempenho e conquistou o primeiro lugar. Sirlei B. Amaral ficou em sexto lugar geral na mesma distância, após uma disputa acirrada. Já nos 21km, a jovem Ingrid Mayara garantiu o 4º lugar na categoria de 19 a 24 anos, e Fernanda terminou em 4º na categoria 50+.

Nos 42km masculinos, destaque para Diheyson Homero, servidor da SAMAE, que fez sua estreia na maratona e finalizou em 12º lugar geral. Já nos 10km, Vera Lúcia Ferreira conquistou o segundo lugar na categoria 60+. Rafael Ferreira terminou em 7º na categoria de 30 anos. A participação dos atletas sub-18 não foi possível devido às regras da prova, mas a expectativa é que no próximo ano novos talentos de Ibiporã já estejam aptos a representar o município nas distâncias maiores.

O prefeito de Ibiporã, José Maria, celebrou o desempenho dos atletas e reforçou a importância do incentivo ao esporte: “É um orgulho ver Ibiporã sendo tão bem representada em uma prova desse porte. Parabenizo nossa atleta pelo bicampeonato e toda a equipe que se dedicou e conquistou excelentes resultados. Isso mostra que o trabalho realizado e o apoio aos nossos competidores, fazem a diferença. Vamos continuar investindo no esporte como ferramenta de transformação, inclusão e valorização dos nossos talentos”, afirmou.

A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria de Esportes, parabeniza todos os atletas que participaram da Maratona de Londrina 2025. A dedicação, o esforço e os resultados reforçam o compromisso do município com o esporte e com o apoio aos talentos locais.

PlayFM - Ao vivo
PlayTV - Ao vivo

Em breve você vai acompanhar ao vivo a programação da PlayTV direto na tela do seu dispositivo.