Uma criança de 12 anos, moradora de Cambará (Norte Pioneiro) morreu nesta segunda-feira (13), em decorrência de picada de escorpião amarelo. A vítima deu entrada no Pronto Socorro da cidade no fim da tarde de domingo (12), chegou a receber o soro antiescorpiônico, foi transferida para o Hospital Universitário de Londrina no domingo à noite, mas não resistiu e foi a óbito na segunda. As informações são da prefeitura municipal, que emitiu uma nota oficial pelas redes sociais.
De acordo com a nota da administração municipal, a criança de 12 anos deu entrada no Pronto Socorro Municipal às 18h06. “Às 18h36, a criança apresentou sintomas compatíveis com envenenamento – como calafrios, cefaleia, náuseas e prostração – e, conforme nova orientação do ClATox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica), foi solicitada a transferência para uma unidade de referência que possuía o soro, no caso, a Santa Casa de Jacarezinho.”
Publicidade
Durante o descolacamento, o quadro clínico se agravou e a equipe voltou ao PS de Cambará.
“Simultaneamente, a equipe avançada do Samu e a 19ª Regional de Saúde foram acionadas e seguiram para Cambará levando o soro antiescorpiônico, conforme protocolo”, segue a nota oficial.
Seis ampolas do soro foram administradas na criança, que apresentou melhora. Ela foi transferida para o HU de Londrina, por volta das 20h15, em estado estável, segundo relato médico.
Armazenamento de soro em Cambará
“Infelizmente, apesar de todos os esforços, a criança veio a óbito já em Londrina, nesta segunda-feira (13)”, lamentou a secretaria municipal de Saúde, que informou que o soro antiescorpiônico ainda não está armazenado em Cambará devido à necessidade de cumprimento de protocolos estaduais específicos.
“O município já está em processo de adequação e mantém articulação direta com a Secretaria de Estado da Saúde para viabilizar o armazenamento local o mais breve possível”, acrescenta a nota oficial.
(Com informações da Prefeitura de Cambará)