Search

Corridas em dias quentes: cuidados essenciais para uma prática segura e saudável

São Paulo – A prática de esportes é uma maneira maravilhosa de manter-se ativo e saudável. No entanto, em dias quentes, é crucial tomar precauções para garantir a segurança e o bem-estar durante a atividade física. Com a elevação dos termômetros, o Nosso Corre já trouxe algumas dicas de alimentação pré e pós treino.

Dessa vez, conversamos com Gabriel Ganme, médico do esporte e mestre em Ciência da Saúde pela Unifesp-Escola Paulista de Medicina, que fez algumas recomendações para praticantes de esportes minimizarem o calor nestes dias mais quentes. “Somos animais homeotérmicos. Funcionamos bem em uma constante de temperatura entre 35°C e 37,5°C. Temperaturas muito altas podem levar à hipertermia (aumento da temperatura central), causando perdas de reações enzimáticas. Tal fato é muito perigoso para o corpo porque pode desencadear disfunções em vários órgãos”, comenta.

Segundo ele, 75% da energia produzida pelo nosso corpo vira calor. “Durante a atividade física, nós produzimos calor mais que o normal e, quanto mais intensa for essa atividade, mais calor iremos produzir. Logo, essa conta não fecha e, o que deveria somar ao bem-estar, pode acabar produzindo o efeito oposto”.

Por isso, seguem algumas recomendações e considerações:

  1. Hidrate-se

A desidratação é a preocupação principal em dias quentes. Beba água regularmente, mesmo se não sentir sede. Evite bebidas com cafeína ou álcool, pois podem contribuir para a perda de líquidos. “O praticante de atividade física vai suar e perder líquido, porém perde também sais minerais, como o sódio, o cálcio, o potássio e o magnésio (eletrólitos)”, afirma Gabriel. “Então, não basta água, é preciso água e eletrólitos para prática esportiva. Uma maneira simples e gostosa de repor é com água de coco”, sugere.

  1. Atenção ao horário

Opte por praticar esportes nas horas mais frescas do dia, como pela manhã ou no final da tarde. Evite atividades intensas durante o pico do calor, entre 10h e 16h. O médico, que também é atleta de Endurance, recomenda lugares com sombra, vento fresco e, se der, longe do sol.

  1. Roupas adequadas

Use roupas leves, respiráveis e de cores claras para refletir o calor. Proteja-se do sol com bonés, óculos escuros e protetor solar.

De acordo com o médico do esporte, roupas inteligentes com regulação térmica são as mais adequadas, pois permitem que o calor seja dissipado. No calçado para a prática esportiva, procure meias com tecido inteligente, adequadas para cada situação e, neste caso, que dissipem o suor também.

  1. Conheça seus limites

Esteja atento aos sinais do corpo. Se sentir tonturas, fraqueza ou náuseas, pare imediatamente e procure um local fresco. Não ignore sinais de superaquecimento, como pele vermelha e suor excessivo.

  1. Aclimatação gradual

De modo geral, os profissionais da educação física sempre recomendam uma adaptação a cada momento do ano e do seu ciclo de treinamento. Então, se não estiver acostumado a praticar esportes em climas quentes, inicie com atividades leves e aumente gradualmente a intensidade. Isso permitirá que seu corpo se adapte ao calor aos poucos.

  1. Esteja consciente das condições meteorológicas

Monitore a previsão do tempo. Evite praticar esportes em dias extremamente quentes ou em condições meteorológicas adversas, como alertas de calor intenso. Estar de olho nos alertas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) podem ajudar no seu planejamento.

Treinos longos

Sabemos que alguns desafios que nos colocamos, quanto o assunto é corrida, demandam treinos mais longos, inclusive nos dias mais quentes. Por isso, esteja atento também a:

  1. Faça pausas regulares

Converse com seu técnico ou preparador físico sobre a possibilidade de intervalos frequentes intra-treinos. Encontre sombra sempre que possível para diminuir a exposição direta ao sol.

  1. Comece mais cedo

Sabemos que muitos corredores já madrugam para os seus treinos, mas começar um pouco antes pode ser seu aliado. Calcule o tempo total de treino e estabeleça um horário limite para terminar. Consulte a previsão climática e faça os ajustes necessários para que você não termine com o Sol muito forte ou o calor intenso.

  1. Esteja atento à umidade

A umidade pode tornar o calor mais intenso. Esteja ciente das condições locais e ajuste a intensidade do treino e da ingestão de água conforme necessário.

Lembre-se que sua hidratação começa muitas vezes dois dias antes do seu treino longo.

  1. Companhia e comunicação

Pratique esportes com um parceiro, se possível, e informe alguém sobre seus planos. Esteja sempre conectado e pronto para pedir ajuda em caso de emergência.

Lembrando que a corrida, assim como qualquer outro esporte, precisa ser divertida e a segurança deve ser sempre a prioridade. Adaptar-se às condições climáticas e tomar medidas preventivas garantirá uma experiência mais agradável e saudável durante suas atividades físicas.

PlayFM - Ao vivo
PlayTV - Ao vivo
Contato

Fale com a gente!