Chefes dos poderes Executivo e Municipal visitam Centro de Artesanato

Integrantes dos poderes Executivo e Legislativo de Ibiporã visitaram o Centro de Artesanato. A visita ocorre cinco dias após o chefe do Executivo Municipal sancionar a lei nº 3.418, que concede à Associação dos Artesão do Centro de Artesanato a declaração de utilidade pública.

Durante o encontro com artesãos, o prefeito José Maria Ferreira destacou a importância de que o espaço seja uma espécie de parada obrigatória para turistas na cidade. “As pessoas que visitam Ibiporã precisam conhecer este endereço para buscar, aqui, algo que represente a cidade, algum produto que marque o nome de Ibiporã”.

Atualmente, a associação é composta por cerca de 20 artesãos. A comercialização de produtos na Av. Dom Pedro II, 368, na região central chega a movimentar cerca de R$ 5 mil por mês com a venda de artigos em palha, tecido, cerâmica, caixaria, tapeçaria, carpintaria, entre outros produtos.

A presidente do Centro de Artesanato, Sonia Hernandes, agradeceu o apoio da Administração Municipal à associação. “A gente vê todo esse carinho, toda essa dedicação, toda essa preocupação. É um trabalho em equipe, com companheirismo e luta. Todo mundo se dedica da melhor forma possível.”

Autor do projeto de lei sancionado pelo Poder Executivo, o presidente da Câmara Municipal, Rafael Eik Ferreira, comentou a importância do artesanato para Ibiporã. “O artesanato tem que ser a entrada e a saída do nosso sistema cultural, porque ele é quem representa a identidade cultural do município, das pessoas que aqui vivem: representa o coração e a alma de quem está aqui”.

HISTÓRICO – Inaugurado em 2009, o Centro do Artesanato foi uma iniciativa do Governo Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com o objetivo de divulgar e promover o trabalho de mais de 100 artesãos de Ibiporã na época. O empreendimento recebeu em 2012 o selo TOP 100, do Sebrae nacional, cujo objetivo é reconhecer e valorizar o trabalho realizado por artesãos de todo o País, selecionando as 100 unidades produtivas mais competitivas do Brasil.

Atualmente mantido e gerenciado pela Associação de Artesãos de Ibiporã, recebe turistas de todas as partes, que vêm em busca de produtos personalizados, que estampem os atrativos turísticos locais ou arte produzida em Ibiporã, como as esculturas do artista plástico Henrique de Aragão.

CENTRO DO ARTESANATO
Onde: Av. Dom Pedro II, 368 – Centro
Quando: 8h às 12h e 13 às 17h

PlayFM - Ao vivo
PlayTV - Ao vivo

Em breve você vai acompanhar ao vivo a programação da PlayTV direto na tela do seu dispositivo.