O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou que ainda apura as causas que levaram a um apagão elétrico que afetou 25 dos 26 estados e o Distrito Federal na manhã desta terça-feira (15). De acordo com órgão, assim que aconteceu a falha elétrica uma “ação controlada” foi realizada de forma proposital para que o problema não se espalhasse no Sul e Sudeste com a mesma intensidade que afetou o Norte e o Nordeste do país.
O que o ONS disse
O ONS, operador do SIN (Sistema Interligado Nacional), informou que houve uma “ocorrência no sistema” às 8h31, causando uma “separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste”. O SIN é responsável pela transmissão elétrica entre as regiões do território nacional. Roraima foi o único estado não afetado por não fazer parte do SIN.
A ocorrência no SIN ainda não foi esclarecida, mas o ONS explicou que a separação elétrica, que interrompeu a energia no Sul e Sudeste, “foi controlada” para “evitar a propagação”. Houve pelo menos 16 MW de energia interrompida.
Assim que a situação foi identificada, iniciou-se uma ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência no SIN continuam sendo apuradas, indicou o órgão.
O ONS também disse que, até às 12h36, foram recompostos 55% da carga da região Norte e 81% da região Nordeste, com a recomposição do Sul e Sudeste concluídas, assim como no Centro-Oeste, onde também houve relato de falta de energia. Todas as capitais nordestinas já estão normalizadas, segundo o MME
O que aconteceu?
Os relatos de falta de energia iniciaram por volta das 8h30.
Dados em tempo real do ONS mostraram uma queda abrupta na carga e geração de energia entre 8h30 e 8h44, com tendência de estabilidade a partir de 9h.