Antes de conquistar o Brasil com ‘Chaves’, Chespirito fez visita única ao país no Paraná e não voltou mais

Criador de personagens inesquecíveis como Chaves e Chapolin, o ator e roteirista mexicano Roberto Gómez Bolaños esteve no Brasil uma única vez durante os seus 60 anos de carreira — e essa visita aconteceu em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

O episódio foi registrado pelo próprio artista, também conhecido como Chespirito, em sua autobiografia. Fãs e pessoas próximas ao elenco do seriado também guardam memórias da viagem.

A passagem pelo Brasil aconteceu em 1981, quando os integrantes do seriado Chaves realizavam uma turnê pela América do Sul. À época, a visita passou quase despercebida, uma vez que o seriado era televisionado em alguns países da América Latina, mas não havia chegado ao Brasil. Foi só em 1984 que a produção teve os direitos de exibição adquiridos pelo SBT.

Na visita, o elenco se apresentou em Ciudad del Este, no Paraguai, e, por sugestão dos organizadores, se hospedou no lado brasileiro da fronteira, onde Chespirito se impressionou com o espetáculo natural.

“Justamente em Foz do Iguaçu, cidade vizinha às imponentes Cataratas do Iguaçu. No dia seguinte fomos ver as Cataratas, as maiores do mundo (em largura) e talvez as mais bonitas. São centenas de ‘cortinas’ de água, de diversos tamanhos e posicionadas em vários níveis, de modo a formarem um espetáculo que pode ser descrito como esplêndido”, escreveu.

Além das Cataratas, Chespirito também conheceu a Usina Hidrelétrica de Itaipu, antes de ser inaugurada.

“Não menos belo, é outro espetáculo muito próximo do anterior, só que esse não é produto da Mãe Natureza, mas do homem, aquela entidade maravilhosa que conseguiu até modificar a própria natureza”, descreveu na autobiografia.

No livro, ele relatou, também, que seu grupo teve acesso especial à construção e até cruzaram o leito do reservatório de jipe, algo que, pouco tempo depois, passou a ser impossível após o enchimento definitivo da barragem com as águas do Rio Paraná.

Segundo James Revolti, programador e fã que se dedica há anos às pesquisas sobre as obras de Chaves, na turnê junto com Chespirito estavam também:

  • Maria Antonieta de las Nieves – Chiquinha;
  • Florinda Meza – Dona Florinda;
  • Edgar Vivar – Seu Barriga;
  • Rubén Aguirre – Professor Girafales;
  • Angelines Fernándes – Dona Clotilde;
  • Horácio Gómez Bolaños – Godinez.
PlayFM - Ao vivo
PlayTV - Ao vivo

Em breve você vai acompanhar ao vivo a programação da PlayTV direto na tela do seu dispositivo.