Mais de 3 mil participantes são esperados na etapa Londrina da Santander Track&Field Run Series, que será realizada na madrugada deste domingo (19), na pista do Aeroporto de Londrina. Haverá percursos de 4km e 8 km, com abertura da arena à meia-noite e largada a partir das 2h (confira o cronograma abaixo).
Cerca de 12 mil pessoas já participaram das cinco etapas da Santander Track&Field Run Series nos aeroportos de Joinville (SC), Teresina (PI), Palmas (TO), São Luís (MA) e Goiânia (GO). A etapa Londrina será a primeira de 2025 nos aeroportos do Paraná administrados pela Motiva, seguida da etapa de encerramento, no Aeroporto Afonso Pena, dia 30 de novembro.
“É desafiador e empolgante organizar a corrida em uma área altamente controlada como o aeroporto. Toda a nossa equipe está envolvida, do safety a operações, para que os participantes tenham a melhor experiência nessa prova”, declara a gerente do Aeroporto de Londrina, Daiane Persicotti.
Cuidado e segurança
O aeroporto está em preparação para a corrida e também para a diversão dos mais de 3 mil participantes, com apresentação musical e exposição de aeronaves. Ao todo, serão mais de quatro horas de atividades.
Sérgio Nagafuchi, analista de Safety do Aeroporto de Londrina, conta que foram realizadas reuniões e visitas a campo, juntamente à equipe da Track&Field, para alinhamentos de segurança operacional, análise do local de montagem da arena, trajeto da corrida, pontos de acesso, localização dos equipamentos e possíveis impactos.
“A partir daí foram elaborados relatórios de impacto e procedimentos de segurança, além do chamado NOTAM (Notice to Airmen – Notificação ao Aeronavegante), informando às autoridades aeroportuárias e de controle do tráfego aéreo que o Aeroporto estará fechado entre 1h e 5h para realização da corrida”, detalha.
Cuidado com resíduos
Um dos maiores pontos de atenção da equipe do Aeroporto de Londrina será o descarte na pista de objetos que podem se tornar F.O.D. (Foreign Object Debris), resíduos que podem colocar em risco as operações de pouso e decolagem após a reabertura do aeroporto.
“Haverá mensagem no sistema de som do evento alertando sobre o cuidado com objetos durante a corrida, para que esses não venham a se tornar F.O.D, e, após a desmontagem do circuito de corrida, será realizada uma varredura na pista, a fim de recolher possíveis resíduos”, detalha Nagafuchi.
Fique atento a itens permitidos e proibidos na área da corrida:
NÃO É PERMITIDO:
– Garrafas, latas, copos, bebidas e alimentos de qualquer gênero, tamanho ou material.
– Guarda-chuvas, bolsas, mochilas, bags, pochetes, bolsas de hidratação entre outros.
– Objetos perfurantes, pontiagudos ou cortantes, armas de fogo ou armas brancas de qualquer tipo.
– Objetos de vidro, plástico ou metal.
– Fogos de artifício, substâncias inflamáveis, sprays, corrosivos, dispositivos explosivos, sinalizadores e aparatos incendiários de qualquer espécie.
– Drones, também denominados VANT (veículo aéreo não tripulado), RPA (Remotely-Piloted Aircraft), Aeronave Remotamente Pilotada, e equipamentos similares.
– Bastão de selfie.
– Gomas de mascar
– Carrinhos de Bebê
– Pets (de nenhum porte)
É PERMITIDO:
– Chaves, documentos dentro de bolsos com ziper na própria roupa.
– Relógios de pulso.
– Fones de ouvido (somente autorizado: arco ou com fio.
– Bonés e Viseiras
Conheça o cronograma da Santander Track&Field Run Series – etapa Londrina:
Retirada de kit:
Dias: 15 a 18/10
Horário: quarta a sexta das 10h às 22h / sábado das 10h às 20h
Local: Loja Track&Field – Catuaí Shopping Londrina
19/10
0h – Abertura da Arena
2h – Largada 8km
2h40 – Largada 4km
Acesso a área restrita:
0h00-1h30 (8km)
0h40-2h10 (4km)
4h25 – Premiação
Mais informações e incrições: https://www.tfsports.com.br/run-series/motiva-aeroportos-londrina-2025/