Um adolescente de 16 anos foi apreendido na manhã de ontem após ameaçar colegas e tentar fazer um professor refém dentro do Colégio Estadual Marechal Castelo Branco, em Primeiro de Maio (Região Metropolitana de Londrina). A arma branca tem cerca de 23 centímetros de comprimento, com lâmina de cerca de 12 centímetros.
Segundo a Polícia Militar, a equipe foi acionada pela direção da escola, que relatou que o estudante estava em sala de aula portando uma faca e ameaçando outro aluno. Ao chegar ao colégio, os policiais foram informados de que a mochila do adolescente já havia sido revistada, sem que o objeto fosse localizado.
No entanto, outro aluno contou que a faca estaria guardada no bolso da calça. Diante disso, os policiais deram voz de abordagem, momento em que o jovem ficou nervoso, entrou novamente na sala e, em meio aos colegas, sacou a faca e tentou fazer o professor refém. O educador conseguiu se desvencilhar e sair da sala junto com os demais alunos.
De acordo com o BO (Boletim de Ocorrência), os policiais verbalizaram ordens para que o adolescente largasse a arma a todo momento, até que ele dispensou a faca no chão e foi imobilizado e apreendido.
Ainda segundo o o registro policial, esta não foi a primeira vez que o estudante leva uma faca à escola. Em uma ocorrência anterior, ele chegou a tentar agredir policiais, sendo contido com o uso moderado da força.
Na manhã de hoje a Secretaria de Estado da Eduação do Paraná enviou uma nota sobre o caso a Redação do Grupo Play de Comunicação (GPC); confira a nota na íntegra:
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que na manhã desta segunda-feira (06) um aluno entrou com uma faca no Colégio Estadual Marechal Castelo Branco, situado no município de Primeiro de Maio.
A Polícia Militar foi acionada pela direção da unidade e deteve o aluno. Ninguém se feriu. As aulas nesta instituição foram suspensas nesta segunda, mas estão previstas para o retorno na terça.
A Seed-PR, em parceria com o Núcleo Regional de Educação de Londrina, está tomando todas as medidas cabíveis para evitar que situações semelhantes ocorram novamente.