Para reforçar a importância da saúde mental da população, a campanha Janeiro Branco convida a sociedade a dialogar e agir em prol do bem-estar emocional. O tema deste ano é “Paz. Equilíbrio. Saúde Mental”. A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fará uma série de ações, neste mês, voltadas para o cuidado permanente e o reconhecimento dos sentimentos e emoções.
Entre os dias 13 a 27 deste mês, profissionais responsáveis por coordenar atividades da SMS, como grupos terapêuticos, oficinas e grupos de família, vão promover rodas de conversas com pacientes ou familiares, dialogando sobre autocuidado e rotina, importância da rede de apoio e relacionamentos saudáveis, entre outros temas.
No final do mês, na tarde do dia 29/1, a SMS realiza uma sessão de cinema para moradores atendidos pelo Caps I e Caps Infantil. Entre os filmes previstos para a sessão estão “Divertida Mente 1 ou 2” (infantil/adulto), “O Pequeno Príncipe” (infantil/adulto), “Extraordinário” (adultos/adolescentes) e “A Vida é Bela” (adultos). O filme e o local da sessão serão confirmados em breve pela pasta.
Além dessas ações, durante todo o mês as unidades do Caps no município serão decoradas com frases motivacionais e reflexivas, vão contar com um espaço instagramável de moldura branca e exibirão um painel sobre a importância da saúde mental.
Para cuidar da saúde mental da população, Ibiporã conta com Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF), que fazem parte da Atenção Primária em Saúde. Também conta com 2 Centros de Atenção Psicossocial/CAPS em suas diferentes modalidades. Em caso de urgência e emergência, o município ainda oferece atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Hospital Cristo Rei e Samu.
TRADIÇÃO – Criado em 2014, o janeiro branco se consolidou como um marco no calendário brasileiro e desde 2023 é reconhecida oficialmente como Lei Federal (Lei 14.556/23). A escolha do primeiro mês do ano é por conta da simbologia em estabelecer metas pessoais ou começar algo novo, incentivando a pessoa a pensar em reconhecer mais sobre seus sentimentos e emoções.

