Gestores de Cultura da Amepar visitam espaços turísticos de Ibiporã

Representantes da Câmara Técnica de Cultura dos Municípios da Região da Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema), que compreende a Regional Nordeste da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC-PR), estiveram em Ibiporã na última semana para uma visita técnica a alguns pontos turísticos do município.

O grupo, formado por gestores e servidores de Cultura e Turismo dos municípios de Arapongas, Centenário do Sul e Florestópolis, visitou o Parque Geminiani Momesso e parte do Circuito Cultural de Ibiporã (Cine Teatro Padre José Zanelli, Museu de Esculturas ao Ar Livre e Casa de Artes e Ofícios Paulo VI).

A primeira parte da visita foi ao Parque Geminiani Momesso, que está sendo implantado na área rural de Ibiporã, próximo ao Rio Tibagi – um museu de arte a céu aberto que será o maior da América Latina em coleções de arte brasileira. As boas vindas ao grupo foram dadas virtualmente pelo fundador do parque, empresário, colecionador e incentivador das artes, Orandi Momesso.

Já a visita técnica foi conduzida pela bióloga e gerente de operações do parque, Gabriela da Mota e Eliseu Marcos Franco – da direção do Instituto Luciano Momesso, responsável pela gestão do parque. Eles percorreram com o grupo a área de exposição ao ar livre, que conta com 97 esculturas distribuídas pelos jardins e lagos, todas obras de escultores brasileiros renomados, como Victor Brecheret, Nicolas Vlavianos, Claudio Tozzi, Siron Franco, Raphael Galvez, Angelo Venosa e Iole de Freitas. São obras do modernismo à arte contemporânea.

Gabriela explicou aos gestores que o parque está sendo implantado há 15 anos, com reflorestamento de Mata Atlântica (plantio de 200 mil mudas nativas), projetos arquitetônico e de paisagismo, além de obras civis. Localizado em uma área de 1,6 milhão de metros quadrados, próxima ao Rio Tibagi, o parque – a 10 km da área urbana de Ibiporã – conta com grandes esculturas ao ar livre do modernismo à arte contemporânea. Terá, quando finalizado, 12 pavilhões com obras que expressam os 500 anos da arte brasileira – arte popular, sacra, dos povos originários, carrancas, mobiliário e um pavilhão destinado a exposições temporárias. A coleção Orandi Momesso é um importante acervo de arte brasileira, reunindo cerca de 5 mil obras. A previsão de abertura do parque ao público é março de 2026. “A inauguração do parque promete transformar o cenário do Turismo Cultural na região e tornar Ibiporã um destino turístico nacional. Por isso a importância dessa parceria com municípios próximos, pois todos se beneficiarão com este investimento”, justificou Gabriela.

Em setembro, a Prefeitura Municipal de Ibiporã assinou um termo de cooperação técnica com o Instituto Luciano Momesso, responsável pelo Parque Geminiani Momesso. A ação estabelece os termos e condições para a cooperação técnica e institucional entre o município e o instituto. Conforme o documento, a cooperação compreende ações conjuntas nas áreas cultural, educacional, ambiental, social, de infraestrutura, de segurança, de turismo e de desenvolvimento econômico.

À tarde, os gestores percorrem parte do Circuito Cultural, localizado na área central de Ibiporã. Conduzidos pelo coordenador da área de Museus da SMCT, o jornalista Jaime Kaster, visitaram o Cine Teatro Padre José Zanelli, inaugurado em 1.988, e o principal espaço cultural do município; a Casa de Artes e Oficios Paulo VI, local onde viveu e trabalhou por mais de 50 anos o artista plástico Henrique de Aragão, e que abriga o ateliê e boa parte do acervo dele, e o Museu de Esculturas ao Ar Livre ao redor do Complexo Cultural.

PlayFM - Ao vivo
PlayTV - Ao vivo

Em breve você vai acompanhar ao vivo a programação da PlayTV direto na tela do seu dispositivo.