“Turismo na Escola”: alunos da Escola Aldivina visitam Circuito Cultural

Dando continuidade ao projeto “Turismo na Escola”, alunos de duas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Aldivina Moreira de Paula visitaram no dia 7 de outubro pontos turísticos e culturais que compõem o circuito cultural de Ibiporã, tais como Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, Museu de Esculturas ao Ar Livre, Igreja Matriz (Paróquia N. Sra. da Paz), Cine Teatro Padre José Zanelli e Centro do Artesanato. No dia 3 de outubro, a visita técnica foi ao Museu do Café.

Durante a visita, o grupo teve a companhia especial da “Gralha Azul”, mas cote do Turismo no Paraná”. Conduzidos pela equipe de museus da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) (Jaime Kaster, Bárbara Sanches e Priscila Zanchin), os alunos iniciaram o circuito conhecendo o Cine Teatro Padre José Zanelli e algumas esculturas instaladas no jardim – “A Sétima Bailarina” e “Revoada”, obras do artista plástico Henrique de Aragão. No saguão do Cine Teatro, conheceram outras obras do artista (“Blow up” e “Alegoria à Natureza Norte-Paranaense). Na ocasião, assistiram a vídeos sobre vida e importância de Henrique de Aragão para as artes.

Em seguida, o grupo visitou a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, local onde viveu e trabalhou por mais de 50 anos Henrique de Aragão, e que abriga o ateliê e boa parte do acervo dele, além de obras de outros artistas que frequentavam o local. Depois, conheceram o Centro do Artesanato de Ibiporã, ponto de referência onde os turistas e visitantes podem encontrar produtos personalizados com a marca Ibiporã.

Depois, os alunos fizeram um passeio guiado pelas obras instaladas na Praça Pio XII, todas recém- restauradas (esculturas Velas ao Vento, Desfolhou a Margarida e o conjunto Verso & Reverso).

A visita finalizou na Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz para que os estudantes conhecessem sua história e arquitetura.

Turismo na Escola

A Escola Municipal Aldivina Moreira de Paula é a primeira de Ibiporã a receber o “Turismo na Escola”, projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (SETU-PR), cujo objetivo é levar a alunos de ensino fundamental de escolas municipais conteúdos que visam despertar a atenção para as riquezas naturais e culturais do Paraná e da região, e valorizar o Turismo, transformando-os em agentes multiplicadores.

Em Ibiporã, a iniciativa é desenvolvida em parceria com as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo (SMCT) e Educação. O projeto piloto acontece com 54 alunos – duas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Aldivina Moreira de Paula.

Os alunos são levados a novas descobertas nas dimensões econômicas, ambientais e socioculturais, por meio de práticas educativas que unem teoria e prática. O conteúdo é aplicado por meio de aulas e atividades extracurriculares, em diferentes disciplinas.

A direção da escola ressaltou que as visitas proporcionaram aprendizagens significativas e integradas às áreas de Arte, História, Geografia e Língua Portuguesa, ampliando o repertório cultural e artístico dos alunos e fortalecendo o vínculo com o patrimônio municipal.

Para conhecer um pouco mais sobre a história e geografia de Ibiporã, a próxima visita técnica será no dia 24/10 ao Pico do Guarani (ponto mais alto do município) e às capelas São Sebastião (Guarani), projetada por Henrique de Aragão e com obras suas na parte interna), e Água das Abóboras, a mais antiga das capelas rurais de Ibiporã.

PlayFM - Ao vivo
PlayTV - Ao vivo

Em breve você vai acompanhar ao vivo a programação da PlayTV direto na tela do seu dispositivo.