O número de castrações de cães e gatos realizadas gratuitamente pela Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, dobrou no 3º trimestre em Ibiporã, em comparação a todo o 2º semestre de 2024.
Segundo a Administração Municipal, o aumento é resultado da reestruturação da própria secretaria e do departamento de proteção animal. “Com as mudanças que realizamos, conseguimos agilizar as cirurgias, que são feitas com total segurança e que ajudam a prevenir uma série de doenças no futuro desses pets”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Beto Baccarin.
As castrações são realizadas pelo município desde 2015, por meio do Programa Permanente de Controle Populacional de Animais Abandonados. As ações são direcionadas, também, aos pets que foram adotados e aos pets cujos tutores estejam em situação de vulnerabilidade econômica, por receberem benefícios do programa Bolsa Família ou serem acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ou Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (PAEFI).
Todas as castrações são realizadas com recursos municipais. Além do processo cirúrgico, o programa inclui também medicamentos, carrapaticida, exames clínicos e o pós-operatório. Após ser castrado, o animal deve voltar a clínica para avaliação e retirada dos pontos, em até 14 dias.
RAPIDEZ – O serviço realizado pela Administração Municipal beneficiou a manicure Débora Teles, 32, que conseguiu a castração de seu cachorro de um ano e da cadela de 4 anos. “O atendimento da secretaria foi maravilhoso e foi tudo muito ágil. Da inscrição até a castração foi só uma semana: não esperava que fosse tão rápido, achei que ia levar uns dois meses”, revela.
Ambas as castrações, segundo a tutora, foram bem-sucedidas. “O meu cachorro está bem mais calmo e a fêmea engordou um pouquinho. Eles estão muito bem.”
ECONOMIA – Segundo a dona de casa Roselaine Gonçalves, 41, a castração de três cães adotados por ela, viabilizada pela Prefeitura de Ibiporã, reflete uma economia de aproximadamente R$ 2,1 mil. “Eu não tinha condições de pagar isso. Com a economia, consegui comprar ração e medicamentos para meus outros 23 cachorros e também aproveitei para pagar umas contas da casa”, comenta.
O processo da castração, relata Roselaine, durou cerca de duas semanas. “Foi rápido. E fui muito bem atendida pelo pessoal da secretaria.”
COMO FAZER – O pedido de castração pode ser feito presencialmente na Coordenação Administrativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Rua 19 de Dezembro, 59 – Jardim Beltrão), das 8h às 12h e das 13h às 17h. É preciso apresentar um documento original com foto, o resumo do Cadastro Único ou comprovar a adoção do pet. As guias para a castração costumam ser liberadas, em média, uma semana após a solicitação.