Bolsas, celulares, carregadores e documentos são alguns dos objetos mais comuns que se acumulam no setor de Achados e Perdidos do Aeroporto de Londrina (LDB). Com mais de mil itens atualmente em posse do terminal, a rotina do setor revela um panorama do que os passageiros mais se esquecem, além de histórias curiosas.
Os objetos mais frequentes são itens de menor valor, como almofadas de pescoço, óculos de sol e guarda-chuvas. Contudo, a lista de achados inclui pertences inusitados, como bengalas, carrinhos de bebê e até uma cadeira de rodas. A supervisora de operações do terminal, Kelsilene Espanhol, relata que o trabalho no setor já proporcionou experiências curiosas e até emocionantes ao longo do tempo.
Procedimentos para devolução e destinação de itens
O setor segue um protocolo rigoroso para a gestão dos itens. O prazo para que os donos entrem em contato e retirem seus pertences é de 90 dias. Após esse período, os objetos não reclamados são encaminhados para doação. Documentos pessoais, por outro lado, são destruídos por razões de segurança.
A supervisora Kelsilene também destacou a importância de os passageiros terem atenção redobrada com seus pertences, especialmente em um ambiente de alto fluxo como o aeroporto. Conforme o protocolo, bagagens e objetos que são identificados como abandonados de forma proposital são destinados para doação de maneira imediata.