No Período de Explicações Pessoais da Sessão Ordinária realizada na noite de segunda-feira (22), os vereadores apresentaram balanços e cobranças ao Executivo e a órgãos estaduais sobre energia elétrica e abastecimento de água, segurança viária, preços de combustíveis, defesa do consumidor, meio ambiente e equipamentos urbanos. A seguir, os principais pontos, organizados por autor.
Ilseu Zapelini (PSD)
Cobrou fiscalização de preços de combustíveis em Ibiporã, pedindo presença do Procon para averiguar possíveis abusos. Comentou o PL 035/2025-LE de sua autoria, que cria o “Regulariza Ibiporã” para dar saída técnica a imóveis clandestinos ou irregulares, com segurança jurídica e atualização cadastral.
Rafael da Farmácia (PSD)
Relatou proliferação de pernilongos em vários bairros e reforçou indicação por ações imediatas de controle de vetores, com planejamento preventivo para o período de calor.
Dieguinho da Furgão (PSD)
Apontou falta de estrutura do evento estadual no Horto Florestal para receber visitantes. Defendeu georreferenciamento para matrícula escolar (transparência e proximidade de vagas). Cobrou a conclusão do Plano Diretor (restam duas leis complementares). Ressaltou o Dia da Árvore, parabenizou a Copa das Flores da Secretaria de Esportes e agradeceu a aprovação da Procuradoria Especial da Mulher.
Pedro Luiz Chimentão (Republicanos)
Criticou práticas de “imprensa sensacionalista” e reforçou que o tema combustíveis deve ser levado ao Procon. Comentou requerimentos sobre vagas em creches e quebra-molas, além de pedido para ligação da Rua Lindóia. Solicitou convite ao secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Londrina para discutir soluções às chácaras irregulares.
Augusto Semprebon (Solidariedade)
Relatou acidente ocorrido no sábado e aventou projeto para regulamentar entregadores motociclistas (segurança e padronização). Cobrou sanção e execução de lei contra pichação. Considerou inadmissível o SAMAE não dispor de geradores no sistema de água. Agradeceu a entrega de caminhões aos Bombeiros pelo Estado, comentou manifestações sobre anistia e voltou a pedir coberturas em pontos de ônibus.
Professor Mohamed (PL)
Agradeceu a aprovação dos projetos sobre TEA (comitê intersetorial, portal e selo educativo), comentou o título de Cidadã Honorária à Maria Aparecida Galera (defesa da causa animal) e registrou indicações apresentadas e aprovadas na mesma sessão.
Hugo Furrier (MDB)
Tratou de carros abandonados nas vias, reforçou análise a pedidos de quebra-molas, cobrou a Copel pela falta de energia em bairros e pediu avanço na reforma/instalação de pontos de ônibus.
Prof. Abreu (Republicanos)
Relatou quedas de energia em bairros e zona rural, com impacto em pequenas agroindústrias, e falta de água na Taquara do Reino. Informou requerimento à Copel pedindo reforço de equipes em vendavais. Cobrou regulamentação para escapamentos abertos e carros de som; e parabenizou o governador pela entrega de caminhão e viatura aos Bombeiros.
Rafael Eik Borges Ferreira (PSD)
Destacou o Sinergia 3 (forças de segurança do Paraná), a entrega de veículos aos Bombeiros, a Feira Conecta Norte e convidou para o Dia D da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência (terça, 23, no CCTI). Defendeu participação do Município em feiras nacionais para atração de investimentos. Relatou ocorrências do vendaval e criticou a Copel por não cumprir compromissos assumidos em audiência pública. Manifestou contrariedade à “PEC da Blindagem” aprovada na Câmara dos Deputados.
Próximos passos
Os apontamentos poderão ser encaminhados às secretarias e órgãos responsáveis (Procon, Copel, SAMAE, Secretaria de Educação, Secretaria de Obras/Trânsito, entre outros) para resposta formal e eventuais providências.
As presidências das comissões também poderão acompanhar os temas correlatos, e os gabinetes dos vereadores farão follow-up dos pedidos apresentados em plenário.