A Escola Municipal Profª Aldivina Moreira de Paula é a primeira de Ibiporã a receber o “Turismo na Escola”, projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (SETU-PR), cujo objetivo é levar a alunos de ensino fundamental de escolas municipais conteúdos que visam despertar a atenção para as riquezas naturais e culturais do Paraná e da região, e valorizar o Turismo, transformando-os em agentes multiplicadores.
Em Ibiporã, a iniciativa é desenvolvida em parceria com as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo (SMCT) e Educação. O projeto piloto acontece com 54 alunos – duas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental I da Escola Aldivina.
Os alunos são levados a novas descobertas nas dimensões econômicas, ambientais e socioculturais, por meio de práticas educativas que unem teoria e prática. O conteúdo é aplicado por meio de aulas e atividades extracurriculares, em diferentes disciplinas. A capacitação com educadores, promovida pela SETU-PR, foi a primeira etapa do projeto, quando foram explicadas as diretrizes pedagógicas da ação.
O lançamento do projeto na Escola Aldivina ocorreu na quarta-feira (17) com arte e recreação. O coordenador da Divisão de Artes Cênicas da SMCT, Vradson Castro, interpretou o monólogo “Turistar é Viver Histórias”, um teatro educativo e musical. O momento foi enriquecido pela presença da Gralha Azul, mascote oficial do Turismo paranaense, confeccionada pela SMCT.
Tendo em vista a vocação de Ibiporã para o Turismo Cultural, os alunos visitarão no mês de outubro pontos turísticos e culturais que compõem o circuito cultural do município, tais como o Museu do Café, Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, Museu de Esculturas ao Ar Livre, Igreja Matriz (Paróquia N. Sra. da Paz), Cine Teatro Padre José Zanelli e Centro de Artesanato. As visitas serão guiadas pela equipe de Museus da SMCT.
Segundo a diretora da Escola Aldivina, Aline Fontoura da Silva Moreno, “é com grande alegria que recebemos o Projeto Turismo na Escola. Reconhecemos a importância dessa iniciativa, que amplia o olhar dos nossos alunos para além da sala de aula, permitindo que conheçam, valorizem e preservem a riqueza turística, cultural, histórica e natural do nosso município”, valoriza a diretora.