Com apoio da Administração Municipal, Ibiporã celebrou antecipadamente, na tarde desta segunda-feira (15), o Dia Internacional da Paz, instituído em 1981 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado no dia 21/9.
O evento, organizado pela Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Ibiporã (APMIF), contou com uma caminhada pelas ruas do Centro e apresentações na Praça Pio XII de alunas e alunos do CMEI Padre Cláudio Romano e de estudantes da Escola de Formação e Cidadania (Esforci). Um abraço coletivo no centro da praça completou a programação.
A celebração reuniu autoridades locais e líderes religiosos e marcou a nomeação do “Embaixador da Paz em Ibiporã”, o engenheiro civil Luis Claudio Galhardi.
Durante a ocasião, a presidente de honra da APMIF e primeira-dama de Ibiporã, Eliana Eik Borges Ferreira, elencou uma série de ações da APMIF que promovem o amor e a harmonia, como o Projeto Construindo Paz, que divulgou em locais públicos uma série de frases positivas e que geram empatia. “Essas frases entram no nosso coração e ativam o desejo de fazer a paz. Com pequenos ensinamentos e pequenas ações, começamos a mudar o mundo.”
O prefeito José Maria Ferreira afirmou que a paz é uma consequência da implementação de políticas públicas justas e do fortalecimento do acesso à justiça. “Se não tiver justiça, se não tiver respeito, se não tiver capacidade de independência, não teremos paz. O que buscamos é construir a paz a partir de respeito e justiça social”, comentou.
Nomeado como “Embaixador da Paz em Ibiporã”, Galhardi lembrou da importância da coletividade para um que cenário pacífico seja devidamente estruturado: “Paz no mundo só é possível se houver engajamento. Depende de todos nós.”
Dialogando diante de alunas e de alunos do CMEI Padre Cláudio Romano, o presidente da Câmara Municipal, Rafael Eik Ferreira, reforçou que a paz depende, também, da nova geração. “A construção de uma Ibiporã, ainda melhor, depende de todos nós. Depende de ser melhor, de amar o próximo: com amor e paz, vamos construir um mundo melhor.”
Na celebração, o padre Paulo Rorato rezou um “Pai Nosso” e pediu que as pessoas pratiquem, diariamente, ações de paz. “Cada pequeno gesto vai construindo a paz, como uma corrente. É importante não esperar a iniciativa de outros.”
“Jesus se agrada com eventos como este, em que estamos promovendo a paz, com pequenos gestos”, observou o pastor Jordão Fernandes.