Um ato de vandalismo foi flagrado e viralizou nas redes sociais em Londrina. Durante a madrugada de ontem, um homem pichou a fachada de um prédio na Avenida Higienópolis, no centro da cidade, e postou a filmagem do próprio crime em suas redes sociais.
A pichação tomou boa parte do edifício, que está desativado e com uma placa de aluga-se, gerando prejuízo para o dono do imóvel que tenta obter renda com a locação.
O Secretário de Defesa Social, Felipe Juliani, informou que o autor pode ser responsabilizado e que a Guarda Municipal está à disposição da Polícia Civil para auxiliar nas investigações. “Vieram com a cara lavada, não acreditando que a lei vai prevalecer em cima desse caso”, disse o secretário, destacando a audácia do criminoso.
A pichação é crime ambiental, previsto na Lei nº 9.605/98, e a punição inclui detenção de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. Além disso, o infrator pode ser obrigado a pagar multa administrativa que varia de R$ 1.000,00 a R$ 50.000,00, e ainda ser obrigado a limpar a pichação.