O expediente da 17ª Regional de Saúde de Londrina foi retomado na manhã desta quinta-feira (28), após interdição nesta terça-feira (26), quando um urubu em decomposição foi encontrado dentro da caixa d’água.
Como o reservatório abastece a unidade, o atendimento ao público precisou ser interrompido. O corpo do animal, em avançado estado de decomposição, foi encontrado boiando na água, que é consumida diariamente por funcionários e pacientes. Há dias, o mau cheiro já havia sido percebido.
Servidores denunciam também condições estruturais precárias, incluindo infiltrações, fios soltos e água escorrendo próximo a caixas de energia.
O órgão, responsável pelo armazenamento de medicamentos e insumos para 21 municípios, enfrenta problemas há pelo menos três anos. No ano passado, o teto chegou a ceder e equipes da defesa civil constataram irregularidades, mas nada foi resolvido.
Outras notícias
O prédio não é próprio; a Secretaria Estadual de Saúde paga aluguel de R$ 40 mil por mês e mantém o contrato vigente, mesmo com os problemas.
A caixa d’água passou por limpeza e manutenção.