A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria de Assistência Social e dos Conselhos Municipais de Direitos, realiza entre os dias 16 e 28 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A programação conta com atividades culturais, formativas, religiosas e de mobilização social, reforçando o compromisso do município com a inclusão, a acessibilidade e o respeito à diversidade.
As ações começam no dia 16, com o “Café com Inclusão”, no Cine Teatro Padre José Zanelli, às 8h, abordando o tema “Tudo que eu posso ser: a jornada de Nicolas Brito Sales”. No dia 21, quinta-feira, acontece a Caminhada Local, com concentração a partir das 8h30 na Rua José Pelisson e início às 9h, seguindo até a Praça Pio XII. No dia 22, sexta-feira, às 14h, o Centro Tecnológico do Trabalhador recebe a roda de conversa “Oportunidade Transforma: O Protagonismo das Pessoas com Deficiência”. Já no dia 23, sábado, às 9h, a Praça Pio XII sedia a ação “Sentindo na Pele”. A programação segue no dia 24, domingo, com celebração ecumênica na Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz, às 9h30.
No dia 25, segunda-feira, as atividades serão descentralizadas e realizadas nas Organizações da Sociedade Civil (OSC’s), com horários e locais definidos por cada instituição. No dia 26, terça-feira, às 8h, a Escola de Governo promove a palestra “Superando o Capacitismo no Setor Público”, com Eduardo Augusto Farias, no Centro Tecnológico do Trabalhador. No dia 27, quarta-feira, haverá visitas em escolas, na Unidade Polo e o Colégio Estadual Olavo Bilac. Encerrando a programação, no dia 28, quinta-feira, às 9h, a Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz (FEMEL) recebe palestra com o tema Prevenir é cuidar, incluir é transformar, promovida pela Secretaria de Saúde. O prefeito José Maria destaca que “essas ações são oportunidades para aprendermos, convivermos e construirmos juntos uma cidade mais justa e acessível. Ibiporã segue empenhada em garantir que todos tenham espaço para desenvolver seu potencial e viver com dignidade”.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é um momento de reflexão e ação conjunta para garantir direitos, quebrar barreiras e promover a inclusão plena na sociedade.