Paraná vai ganhar centro de excelência para a produção de leite

O Paraná vai ganhar o Centro de Excelência em Bovinocultura de Leite. A pedra fundamental da construção foi lançada nesta quarta-feira (6), na cidade de Castro, considerada a capital nacional do leite. A iniciativa é liderada pelo Sistema Faep, pelo Sistema CNA/Senar, pela Cooperativa Castrolanda e pela Prefeitura Municipal de Castro. A inauguração será em 2027, com previsão de formação de 500 alunos por ano.

“ Esse será o único Centro de Excelência em Leite do país. Queremos que o Brasil venha até nós aprender com o Paraná. Se o nosso Estado é o que é, é graças ao produtor rural”, destacou Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema Faep.

“Não havia lugar melhor para esse centro do que aqui, no município de Castro. O SENAR é totalmente focado na formação de mão de obra qualificada, atendendo as particularidades de cada estado produtor. Aqui, vamos produzir conhecimento e tecnologia para atender qualquer produtor de leite do Brasil”, concordou André Sanches, representante do Senar no evento.

O centro será um complexo educacional dedicado a formar profissionais para a cadeia do leite. A entidade será construída em uma área de 4,3 mil metros quadrados e o investimento será de pelo menos R$ 35 milhões.

A cerimônia que oficializou o início das obras foi realizada no Agroleite, também em Castro. A feira é considerada a maior vitrine da pecuária leiteira na América Latina.

PlayFM - Ao vivo
PlayTV - Ao vivo

Em breve você vai acompanhar ao vivo a programação da PlayTV direto na tela do seu dispositivo.