Confira as atividades dos Vereadores de Ibiporã na sessão de 23 de Junho de 2025

Os vereadores se reunem toda segunda-feira as 18h no Plenário da Câmara de Ibiporã

Durante a Sessão Ordinária da última segunda-feira (23), os vereadores da Câmara Municipal de Ibiporã utilizaram os momentos do Grande Expediente e das Explicações Pessoais para debater temas de interesse coletivo, reforçar demandas recebidas da comunidade e comentar proposições em tramitação no Legislativo.

Apoio ao Programa Kit Maternidade
No Grande Expediente, o vereador Hugo Furrier (MDB) defendeu a celeridade na tramitação do Projeto de Lei nº 021/2025, de autoria do Poder Executivo, que cria o Programa “Kit Maternidade” em Ibiporã. A iniciativa prevê a entrega de enxovais a gestantes em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de apoiar o início da maternidade com dignidade e cuidado.
O parlamentar reforçou que o projeto representa um avanço nas políticas de proteção à primeira infância e precisa ser debatido e aprovado com agilidade.

Reconhecimento e fiscalização
Nas Explicações Pessoais, o vereador Augusto Semprebon (Solidariedade) destacou sua indicação para instalação de redutor de velocidade na esquina das ruas Paulo Del Fraro e José Vazi, além de parabenizar os policiais militares pelo seu dia (24/06) e mencionar o Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado em 26 de junho.

O vereador Pedro Luiz Chimentão (Republicanos) manifestou preocupação com o alto preço dos combustíveis nos postos de Ibiporã, sugerindo uma ação conjunta dos vereadores para solicitar fiscalização do Procon/PR.

Inclusão e urbanismo
O autor de diversas proposições em pauta, o vereador Rafael da Farmácia (PSD) agradeceu pela aprovação do Projeto de Lei nº 008/2025, que institui a Semana das Engenharias, Agronomia e Geociências de Ibiporã. Também comentou sobre o arquivamento do PL nº 009/2025, que previa a afixação de placas em braille nos prédios públicos. Segundo ele, a proposta deve ser reapresentada como indicação ao Executivo.

Críticas à gestão urbana e ambiental
No mesmo período, o vereador Hugo Furrier também fez uso da tribuna para criticar a lentidão da Prefeitura na análise e aprovação de projetos de subdivisão de terrenos, especialmente para construções de casas geminadas. O parlamentar cobrou ainda a criação de um programa de regularização de obras, afirmando que há moradores interessados em se regularizar, mas encontram dificuldades burocráticas.

Obras e infraestrutura
O vereador Dieguinho da Furgão (PSD) comentou a nomeação de fiscais municipais, sua visita à Quadra do Nelson Sperandio por meio do projeto “Quarta Sul” e a obra em andamento que ligará os bairros Jamil Sacca e Miguel Petri. Ele também ressaltou que o Projeto do Kit Maternidade é fruto de indicação de sua autoria e cobrou melhorias na Vila Rural, onde moradores enfrentam dificuldades com lamaçal em dias de chuva. Finalizou expressando preocupação com os conflitos no Oriente Médio.

Mobilidade e meio ambiente
O vereador Ilseu Zapelini (PSD) reforçou críticas à agência da Caixa Econômica de Ibiporã e ao impacto ambiental causado pela empresa COMPASA nas estradas vicinais da zona rural, especialmente pelo excesso de poeira que prejudica a produção de hortaliças. Também destacou duas indicações de sua autoria: instalação de faixas elevadas de travessia de pedestres com sinalização nas imediações de igrejas no Jardim San Rafael, visando mais segurança aos fiéis e moradores da região.

Fonte: Assesoria –  Devaldo Gilini Junior

PlayFM - Ao vivo
PlayTV - Ao vivo

Em breve você vai acompanhar ao vivo a programação da PlayTV direto na tela do seu dispositivo.