Estreito de Ormuz: Lula e ministro devem discutir ações para evitar aumento do combustível

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, às 10h30 desta segunda-feira (23), com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para discutir possíveis ações para evitar o aumento no preço do combustível caso o Estreito de Ormuz seja fechado pelo Irã. Outros temas também estão na pauta.

Segundo apuração da reportagem do Grupo Bandeirantes, o receito do governo federal é uma consequência negativa na inflação.

O Parlamento iraniano aprovou, neste domingo (22), uma medida que prevê o fechamento do Estreito de Ormuz, rota estratégica para o transporte global de petróleo e gás natural, em resposta aos bombardeios dos Estados Unidos contra instalações nucleares.

O anúncio, feito pela imprensa local, diz que a decisão final cabe ao Conselho Supremo de Segurança Nacional, e ainda não foi informado um prazo para que ela seja tomada.

Se confirmado, o bloqueio pode pressionar os preços do petróleo e do gás no mercado internacional, além de provocar atrasos no abastecimento global dessas commodities.


*Com informações do Estadão Conteúdo

PlayFM - Ao vivo
PlayTV - Ao vivo

Em breve você vai acompanhar ao vivo a programação da PlayTV direto na tela do seu dispositivo.