Trinta milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), ou ‘novo RG’, segundo dados divulgados pelo Governo Federal.
O que aconteceu
O grupo que mais tirou a CIN é de pessoas entre 15 e 19 anos, com mais de 3,3 milhões de expedições. O novo levantamento de emissões foi divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
O documento já está disponível em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. O Ministério da Gestão disponibilizou uma lista com links para agendamento em cada estado, disponível em gov.br/identidade.
O documento tem validade em todo o território nacional e usa o mesmo número do CPF como identificação. Segundo o Governo, não é preciso pagar pela atualização da carteira de identidade.
QR Code. A CIN está disponível em formato digital, em papel e cartão, e possui o código QR, garantindo a segurança dos dados do cidadão. A medida é importante para resguardar pessoas que perderam seus documentos, por exemplo.
O aplicativo para a verificação do QR Code é uma das novidades sobre a CIN. Ele foi lançado na semana passada em evento no Palácio do Planalto que reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministras e ministro.