Domingo (06/7) foi dia de pura dança no palco do Cine Teatro Padre José Zanelli, com a 1ª Mostra de Inverno de Dança de Ibiporã, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), por meio da sua Divisão de Dança. O evento reuniu pais de alunos, familiares e autoridades, e foram apresentadas dezenas de coreografias ensaiadas pelos alunos ao longo do primeiro semestre. A mostra foi dividida em dois momentos – à tarde e à noite – contemplando todos os alunos dos cursos de ballet clássico e jazz, ofertados gratuitamente pela administração municipal.
A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Masson, destacou na abertura que “a gestão municipal de Ibiporã tem feito história ao garantir, de forma gratuita e estruturada, o acesso à formação artística para crianças, jovens e adultos de nossa cidade”. Este trabalho consistente vem desde a criação da Escola Municipal de Ballet, em 1990.
LINGUAGEM DA DANÇA
“A dança, em especial o ballet, é mais do que movimento. É linguagem, é identidade, é uma forma de dizer ao mundo quem somos — mesmo quando as palavras não bastam” disse a secretária, acrescentando: “Em Ibiporã, esta linguagem já se tornou Patrimônio Cultural Imaterial, enraizada em nossa história, preservada com carinho e mantida viva pelo trabalho sério e contínuo da nossa Divisão de Dança da Secretaria de Cultura e Turismo”.
A 1ª Mostra de Inverno contou com apresentações de alunos e alunas das turmas de ballet de todos os níveis, do baby class ao avançado e teve também coreografias de jazz e um número de dança flamenca. A mostra teve direção da coordenadora da Divisão de Dança, Letícia Araújo, e da coordenadora geral de Cursos da SMCT, Sônia Martins.
INSTRUTORAS
As turmas do ballet da SMCT têm como instrutoras em 2025: Gabrielly Yumi Goto (Baby Matutino, 1º Ano Matutino e Ballet Adulto 2), Mariana Cestari (Baby Matutino e Preparatório Matutino), Maria Heloísa Alves (Baby Class Vespertino 2), Isadora Barros (Baby Class Vespertino 3) e Isabella Betoni (Preparatório Vespertino). Letícia Araújo está como professora da turma de Jazz Dance, e Etienne Gonze do curso de Dança Flamenca.
APRESENTAÇÕES
Na parte da tarde foram apresentadas coreografias de “Divertissement”, termo do francês que significa “divertir” ou “entreter”, e no contexto do ballet são peças com o objetivo de entreter o público com leveza e alegria, destacando a técnica e o talento dos bailarinos. Foram elas:
1ª Carmen, um solo de Gabrielly Yumi Goto
2ª “Gatinhas em Fita de Cetim”, do preparatório matutino
3ª “Paquita 1ª Variação”, um solo de Sara Heloisy
4ª “Era uma vez no bosque”, do 1º ano matutino
5ª “Encanto na ponta do pé”, do baby class 2
6ª “Paquita 4ª Varição”, um solo de Natália Neves
7ª “O Encanto das bailarinas”, do baby class matutino
8ª “Como se fosse uma fada”, do preparatório vespertino
9ª “Uma pequena bailarina”, do baby class 3
10ª “Silêncio que floresce”, do ballet adulto 2
11ª Jazz – “Eu sou brasileiro e não desisto nunca”, do 6º ano
12ª Dança Flamenca – “Tango”, com Etienne Gonze
Já à noite foram as coreografias do ballet de repertório “A Bela Adormecida”, uma narrativa consagrada no universo do ballet clássico:
1ª “Damas da Corte”, do 1º ano B
2ª “Entre de Fadas”, do 6º ano
3ª solistas de “Fadas” com as alunas: Evelyn Thamily, Gabrielly Yumi, Mariana Cristina, Ana Julia Morgin, Maria Heloísa Alves, Sara Heloisy
4ª “Tricoteiras”, do 3º ano vespertino
5ª “Soldado da corte”, do 1º ano A
6ª “Valsa das Guirlandas”, do 4º ano vespertino
7ª “Sonho” – turma do 3º ano vespertino
8ª “Condessas”, do 2º ano vespertino
9ª “Gatinhas de botas”, do 1º ano A – vespertino
10ª “Chapeuzinho Vermelho”, com as solistas do 6º ano, Lara Affonso e Wesley Ribeiro